SPAZ 2023: Materiais de apoio

13 de setembro de 2023

A Aliança pela Infância promove, de 09 a 15 de outubro, a Semana da Infância e Cultura de Paz, que em 2023 traz o tema “Naturalizar a Paz” para guiar ações que podem ser realizadas em todo o país. Sim, porque qualquer pessoa, em qualquer lugar, está convidada a criar e promover atividades, iniciativas e eventos gratuitos em escolas, praças e outros espaços, alinhados à temática proposta.

Inscreva-se sua atividade na SPAZ

Conte neste formulário o que está planejando para a SPAZ. O formulário de inscrição de atividades não é obrigatório, mas ao preenchê-lo você fortalece a Semana. Lembre-se de divulgar sua ação enviando materiais para escolas, grupos de bairro, amigos de sua rede ou pessoas que falam bastante sobre temas relacionados à infância em suas redes sociais. Não se esqueça de deixar bem claro informações básicas de sua atividade como: o que será realizado, o dia, a hora, onde (presencial ou virtual) e quem é o público que quer alcançar. Mencionar os parceiros envolvidos que estão colaborando para tornar a ideia uma realidade também é muito importante na hora da divulgação. Confira neste link mais informações e dicas sobre como participar da Semana da Infância e Cultura de Paz 2023.

Logomarca

Caso queira elaborar materiais com a identidade visual da SPAZ, fique à vontade. A logomarca pode ser utilizada em cartazes, banners, cards para redes sociais e outros materiais gráficos, para divulgar a semana em sua cidade.  Acesse: Logomarca SPAZ.

O que queremos dizer com Naturalizar a paz?

A Aliança pela Infância também elaborou um manifesto sobre o tema, que busca promover o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças. A partir daí se dá uma relação intrínseca entre cultura de paz e natureza, a natureza do meio ambiente e a natureza da criança. Saiba mais aqui.

Cards

Lembre-se de sempre marcar nosso Instagram em suas postagens, para reforçarmos sua ação: instagram.com/aliancapelainfancia. Acesse e utilize estes canais para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância plena e digna. E não se esqueça: sempre que mencionar a semana, utilize a hashtag #SPAZ2023  #naturezalizarapaz. A seguir, alguns cards já prontos caso queira utilizar:

Card oficial da Semana da Infância e Cultura de Paz 2023

Banner da Semana da Infância e Cultura de Paz 2023

Story (Instagram) da Semana da Infância e Cultura de Paz 2023

Já sabe o que fazer na Semana da Infância e Cultura de Paz?

Identidade visual e modelo de card para usar no CANVA

Baixe a apresentação da Semana da Infância e Cultura de Paz em Power Point

Materiais para se inspirar

Realizada pelo movimento Aliança pela Infância, a Semana da Infância e Cultura de Paz integra uma agenda de semanas temáticas que ocorrem durante todo o ano: a Semana do Aprender, em março; Semana do Brincar, em maio; Semana do Comer, em agosto; Semana da Infância e Cultura de Paz, em outubro; Semana do Dormir, em dezembro. A seguir, alguns materiais refência que publicamos nos anos anteriores, para te ajudar a tirar sua atividade do papel:

10 brincadeiras para você realizar durante a Semana da Infância e Cultura de Paz

A paz possível: como promover a cultura de paz em contextos diversos

E-book “O brincar cooperativo: repertório de brincadeiras e jogos”

Infâncias vulneráveis: como promover a cultura de paz quando a paz não é uma urgência?

Encontro de formação online “Olhares para a cultura de paz na infância”

Podcast: cultura de paz e crianças em contexto de vulnerabilidade

Podcast: o brincar que promove a paz

 

Quem pode estar a frente destas atividades?

Qualquer pessoa pode organizar uma ação, sejam pais, educadores, cuidadores e outros amigos da infância. A SPAZ não tem dono! Uma dica é identificar pessoas com atuação com infância em sua cidade e convidá-las para fazer parte da Semana da Infância e Cultura de Paz, mobilizando atividades e divulgando-as em seus perfis nas redes sociais. Grupos de pais, educadores, lideranças comunitárias, comerciantes, organizações sociais, associações culturais, administrações públicas, artistas locais… todos podem contribuir na hora de realizar atividades e/ou disseminar a SPAZ 2023.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br