A Aliança pela Infância é formada por pessoas de trajetórias singulares. São profissionais das mais diversas áreas, pessoas com variados níveis de formação e experiências múltiplas.
A Aliança acolhe a todos que se sentem sintonizados com sua Carta de Princípios. E respeita os limites e qualificações de cada membro. Isso significa que cada um colabora de acordo com suas possibilidades e a partir de seus talentos e áreas de interesse.
Inovação
No Brasil, a Aliança pela Infância escolheu uma maneira bastante peculiar de desenvolver seu trabalho de defesa da infância. Foi adotada a ideia de rede, com grupos organizados, ou núcleos, que reúnem pessoas das mais diversas áreas sintonizadas com os princípios do movimento.
Estas pessoas – educadores, profissionais da saúde, artistas – são responsáveis, em cada localidade, pela coordenação e realização das campanhas, projetos, programas de formação e ações de políticas públicas da Aliança.
Núcleos
Os núcleos definem sua forma de atuação de acordo com seus talentos e vocações, sempre de forma alinhada à Carta de Princípios. O que se espera de cada integrante é ter vontade de participar, ter afinidade com a causa da Aliança e ter o desejo de proporcionar às crianças condições para que vivam sua infância de forma plena e saudável.
Os núcleos começam como ‘sementes’, antes de serem oficialmente criados e enquanto trabalham e buscam sua real vocação. Mas, a Aliança também é feita por pessoas únicas, gente que, sozinha, decide apoiar a causa e colaborar com a organização. Elas estão em todas as regiões do país, dos grandes centros urbanos aos locais mais afastados.