Inspirações e experiências

Notícias

Curso de extensão busca contribuir na formação de adultos brincantes

25 de abril de 2019

Com o objetivo de contribuir com o viés da brincadeira na formação de adultos que atuam com bebês e crianças ou que tenham relação com a temática da infância, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será palco do curso de extensão “A poética da infância e a força do brincar”.

A formação gratuita terá duração de dois meses, de 14 de maio a 16 de julho, e está aberta a profissionais de diferentes áreas do conhecimento que tenham contato com o público infantil em espaços diversos como escolas, hospitais, conselhos, secretarias, entre outros. Também podem participar aqueles que não lidam diretamente com as crianças mas com questões da infância.

Coordenado por Ana Rosa Moreira, da Faculdade de Educação da UFJF e membro do Núcleo de Juiz de Fora da Aliança pela Infância, e Maria do Carmo Teixeira, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE/UFV), a formação parte do pressuposto de que o brincar é uma atividade cultural e, por essa condição humana, ultrapassa a fase do bebê e da criança e envolve também adultos, uma vez que a brincadeira é um “estado de criação permanente”.

A partir da oferta de um ambiente vivencial aos participantes, o curso pretende promover o diálogo entre o brincar, a cultura e a educação, refletir sobre novas possibilidades de interações pedagógicas baseadas na estética e ética, propiciar formas poéticas de olhar para as infâncias e ampliar o acervo cultural de brincadeiras tradicionais e populares.

Com carga horária total de 30 horas, o curso terá caráter teórico-prático. Os participantes irão discutir textos, analisar e vivenciar as brincadeiras, debater vídeos e construir seus próprios jogos. Entre os conteúdos programáticos previstos para a formação estão: brincadeira e cultura, o brincar como direito de bebês e crianças, relação entre brincadeira e desenvolvimento infantil, a formação do adulto-brincante, brincadeiras tradicionais e as relações intergeracionais, e brincar e natureza: a construção de brinquedos do chão.

Todas as aulas acontecerão às terças-feiras, das 18h30 às 21h30, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os participantes que tiverem uma quantidade mínima de presença nas aulas receberão certificado de participação.

Todos os interessados podem realizar a inscrição neste link.

 

*A imagem que ilustra a matéria é de autoria de Ricardo Ferrari. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br