O Núcleo Ser Criança tem um longo histórico de atuação com a infância, como a Semana Municipal do Brincar, que se transformou em lei após contribuições do movimento
O ano de 2022 fecha com chave de ouro para o Núcleo da Aliança pela Infância de Resende (RJ) – Ser Criança, após fazer parte da entrega de moções de louvor pelos vereadores da cidade, ao lado de outras iniciativas e personalidades locais.
Médicos, jornalistas, gestores públicos, professores e advogados também receberam a homenagem, além de uma cooperativa e departamentos da prefeitura que se destacaram na realização de suas atividades durante o ano.
Na ocasião, quem recebeu a homenagem foi Valdete Asevedo, psicopedagoga, coordenadora do núcleo da Aliança pela Infância em Resende e membro do Conselho Deliberativo do Aliança pela Infância.
O Núcleo Ser Criança tem um longo histórico de atuação com a infância. Para se ter uma ideia, com apoio da articulação do movimento, há sete anos foi aprovada em Resende uma lei que institucionalizou a Semana Municipal do Brincar, incentivando o brincar livre, diferente, em escolas, parques, além de serem realizadas ações que estimulem os pais a compreender a importância do brincar.
“Nosso núcleo está sempre presente nos movimentos culturais, educacionais e de formulação de Políticas Públicas para infância em prol da melhoria no atendimento à criança e familiares da cidade de Resende e região. Os trabalhos, projetos e ações que realizamos, só são possíveis devido à parceria e à colaboração de diversos setores da sociedade, instituições e pessoas que acreditaram e se identificaram com a proposta de criar uma verdadeira rede protetora da criança em Resende, assim imprimimos força e fôlego para seguir em frente”, comenta Valdete.
Além dela, também fazem parte do Núcleo da Aliança pela Infância de Resende – Ser Criança, Angela Campos, Claudia Pires, Carmem Penna Firma, Eliane Dornelas, Queli Cristina Quirino.
Em agosto deste ano, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a posse de novos membros do Conselho Municipal de Educação de Resende (Cedur). A posse é realizada a cada dois anos, quando as diretrizes do ensino são colocadas em evidência para que os rumos da educação sejam direcionados. Os eleitos podem contribuir com orientações sobre os rumos da educação entre 2022 e 2024, participando e monitorando as metodologias de ensino que podem ser aplicadas na melhoria dos serviços educacionais prestados aos estudantes. A Aliança pela Infância passou a fazer parte enquanto representante da sociedade civil, ao lado de outras quatro entidades. Também integram o Conselho, representantes de entidades e associações, e representantes governamentais.