Todas as pessoas são capazes de aprender em diferentes lugares, com diferentes pessoas, ao longo de toda a vida. Parte deste princípio o conceito de “Cidades educadoras”, que ganhou força e notoriedade com o movimento das Cidades Educadoras, que teve início em 1990 com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha
No Brasil, a Associação Cidade Escola Aprendiz é uma das organizações que desenvolve ações estratégicas para o fortalecimento desta temática no país e acabou de lançar uma plataforma para reunir tudo o que você precisa saber sobre o assunto. (Conheça aqui.)
Voltada para gestores públicos e interessados em geral, a plataforma reúne informações conceituais, um mapa de experiências nacionais e internacionais, um acervo de materiais de referência, além de metodologias.
O que é uma Cidade Educadora?
Uma Cidade Educadora é aquela que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida de crianças e adultos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes. Na Cidade Educadora, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como educadores capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.
As crianças nesses espaços
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), uma cidade amigável para as crianças deve fornecer muito mais do que serviços básicos – como educação, saúde e saneamento – e proteção perante a exploração, violência e abuso. A iniciativa Child Friendly City (CFC) defende que as crianças possam influenciar decisões acerca do espaço onde vivem e expressar sua opinião sobre a cidade que desejam.
Tais premissas pretendem ampliar a participação social para todos os segmentos da sociedade civil, independentemente da faixa etária, radicalizando os canais de comunicação entre cidadãos e autoridades públicas em busca de uma cidade que acolha as vontades de seus moradores.
Vem ler o texto completo sobre as crianças e as cidades aqui.
Fonte: Catraquinha e Cidades Educadoras