O movimento Aliança pela Infância, com apoio da terre des hommes – Alemanha (tdh-A), realizou em abril deste ano a formação virtual “Brincar para quê? Desenvolvimento humano, diversidade social e práticas”. Os encontros falaram sobre a importância do brincar livre para o desenvolvimento humano e a diversidade social. Houve, também, a partilha de experiências da realização da Semana Mundial do Brincar e conversas sobre a elaboração de projetos lúdicos, utilizando, como base, os eixos do ABCD Encantado da Infância (Aprender Brincar Comer Dormir).
A formação foi dividida em dois dias. O primeiro teve como tema central “Desenvolvimento humano, eixos ABCD da Infância, inclusão e diversidade social”. Entre as presenças confirmadas estão Dafne Herrero (pós doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP – Departamento de Saúde Materno Infantil e Consultora do Brincar pela IPA – Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e a Cultura), Rosa Chaves (doutoranda em Educação da Unifesp) e Mestre Roquinho, brincante, fundador da Carretel Cultural e guardião da cultura da infância que viaja o Brasil conectando-se com comunidades tradicionais sempre através do brincar e do fio da infância. Assista aqui:
Já o segundo dia tratou de “Experiências da realização da Semana Mundial do Brincar, políticas públicas, e como organizar uma atividade”. As palestrantes foram Letícia Zero (coordenadora executiva da Aliança pela Infância), Fabiana Moraes (advogada especialista em direitos da infância e doutora em Serviço Social pela PUC/SP), Daniela Signorini (doutora em educação e bacharel em lazer) e Fabiana Riveiro, pedagoga, Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Santos e mobilizadora da Semana Mundial do Brincar de Santos (SP). Confira:
Desenvolvimento humano, inclusão e diversidade social, por Dra. Dafne Herrero
Como organizar uma atividade lúdica, de Daniela Signorini Marcilio
Apresentação: A Aliança pela Infância e o ABCD Encantado da Infância, por Letícia Zero
Direito de Brincar e a Semana Municipal do Brincar, de Fabiana Moraes