Existem muitas frases e dizeres que sublinham e reafirmam a importância do brincar e como o ato é fundamental para o desenvolvimento humano. Outras reflexões apontam que existem alguns gestos que não precisam ser interpretados por idiomas: são universais, como o sorriso ou as lágrimas.
O brincar também entra nessa categoria: crianças brasileiras, japonesas, russas, indianas, canadenses, africanas, italianas, inglesas… todas elas têm em comum o brincar como meio de imaginar, entender e se relacionar com o mundo a sua volta. Para celebrar a importância desse ato, em 28 de maio é comemorado o Dia do Brincar.
Desde pequenas, as crianças provam que não é preciso de muito para brincar e interagir com ambientes, pessoas e espaços. Quem nunca viu um bebê se divertindo com objetos que não são originalmente brinquedos, como por exemplo o controle remoto da televisão ou uma colher-de-pau? Em uma idade onde a fala ainda não foi desenvolvida, é por meio da brincadeira que as crianças imaginam, se distraem, comunicam e interagem com adultos e o mundo.
Quando ficam um pouquinho mais velhas, as pedrinhas da calçada viram formiguinhas, o graveto e a folha do chão do parque formam um avião e água e a areia formam imponentes castelos de areia. Em todos esses casos, o faz de conta é elemento fundamental para que as crianças consigam expressar o que veem no mundo nas suas brincadeiras.
E é essa imaginação e devaneio que servem como tema da Semana Mundial do Brincar (SMB) 2020, uma das principais mobilizações em torno da garantia dos direitos de ser criança realizada anualmente pela Aliança pela Infância.
Mesmo em um cenário de distanciamento social para conter a transmissão do novo coronavírus, a Aliança pela Infância, entendendo que o brincar nunca para e que não é possível cancelar uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar e a questão do direito da criança a ter infância, decidiu manter a SMB, mesmo que sob um novo modelo.
Neste ano, é aconselhada a realização de atividades dentro de casa. No site oficial e na página do Facebook, a Aliança tem divulgado diariamente ideias de ações, atividades e iniciativas que vão desde o brincar com bebês, crianças e jovens, até rodas de conversa teóricas com profissionais envolvidos de alguma forma com a infância.
ABCD Encantado
O brincar é um dos eixos do ABCD Encantado da Infância, fio condutor dos trabalhos e ações realizadas pela Aliança. Enquanto o eixo A trata sobre o aprender, o B fala sobre o brincar, o C sobre comer e, por fim, o D sobre dormir. As quatro ações são fundamentais para que a criança consiga empenhar toda sua capacidade para o pleno desenvolvimento físico e psíquico.
*Imagem: Kay Dee Educare