Vem aí: Semana do Aprender 2024 – A Roda do Aprender

22 de fevereiro de 2024

A Semana do Aprender 2024 está chegando! Junte-se a nós em uma celebração do conhecimento e da coletividade!

É com alegria que convidamos você, sua família, cuidadores, educadores e todos aqueles que convivem com crianças para participarem da Semana do Aprender, promovida pela Aliança pela Infância de 04 a 10 de março de 2024. Este evento faz parte do calendário do ABCD Encantado da Infância (Semanas do Aprender, Brincar, Comer e Dormir) e tem como tema central “A Roda do Aprender”, que integra o tema anual da Aliança pela Infância, “Vem pra Roda” (Saiba mais).

Durante essa semana especial, convidamos cada um de vocês a refletirem e realizarem ações acerca dos inúmeros momentos de aprendizado que ocorrem em nossas vidas cotidianas, reconhecendo que a aprendizagem não se limita aos muros das escolas e instituições formais. A criança aprende em todos os espaços e contextos em que interage com outros adultos, outras crianças e com o ambiente ao seu redor.

Valorizamos o descobrir que encanta o aprender e reconhecemos que as descobertas podem acontecer em todos os espaços e grupos. Por isso, a Semana do Aprender é um convite à coletividade, pois todos temos um papel no aprender das crianças, independente de qual é o contexto em que convivemos com elas. Lembramos que as crianças aprendem pelo exemplo, observando atentamente nossas atitudes, gestos e relações. Portanto, cada cuidador é também um educador, e é essencial que todos os adultos sejam conscientes do impacto que têm no aprender das crianças.

“A Roda do Aprender” simboliza a coletividade, a igualdade e a equidade no aprender, valorizando a diversidade de experiências e saberes. Neste espaço inclusivo, adultos aprendem com crianças, crianças aprendem com adultos e também entre si, promovendo uma troca rica e significativa de conhecimentos. Essa é uma roda que nos convida a refletir sobre o que podemos aprender com as crianças e a respeitar a autonomia e a cultura das infâncias. Na roda do aprender, não há hierarquia; todos estão de mãos dadas, compartilhando experiências e construindo conhecimento juntos.

Neste processo, é fundamental lembrar que ninguém pode ficar para trás. A roda do aprender é inclusiva e nos lembra da importância de políticas públicas e práticas educacionais que garantam que todas as crianças tenham o direito de aprender na idade certa e no seu próprio ritmo.

Venha fazer parte desta roda do aprender, onde cada um de nós se torna mais humano na ligação com o outro, onde o aprendizado é troca, confraternização e ajuntamento. Juntos, vamos celebrar o conhecimento e construir presente e futuro cheios de encantamento para nossas crianças e para toda a sociedade.

Como participar?

A Semana do Aprender é uma celebração do conhecimento, onde cada pessoa que entra para a roda contribui com suas experiências e saberes. Cada um traz um pouco de si e, juntos, adultos aprendem com crianças, crianças aprendem com adultos, e crianças aprendem com outras crianças, permitindo que o Aprender seja esse lugar de inclusão, igualdade e de democracia. 

Por isso, todos são bem-vindos e bem-vindas para produzir, compartilhar e disseminar atividades e inspirações durante a Semana do Aprender. As ações podem ser individuais ou em grupo, realizadas em diversos locais – escolas, salões comunitários, praças, parques, assentamentos e mais. Não é necessário realizar cadastro. As ações devem ter como tema central “A Roda do Aprender” e todas as iniciativas devem ser gratuitas.

Não deixe de participar e marcar o perfil da @aliancapelainfancia e as hashtags #semanadoaprender #arodadoaprender ao compartilhar suas experiências e inspirações durante a Semana do Aprender. Estamos ansiosos para ver como cada um preparará espaços e encontros para essa jornada de aprendizado e descoberta! 

BAIXE A LOGOMARCA DA SEMANA DO APRENDER AQUI

Contamos com você para fazer desta Semana do Aprender 2024 um momento inesquecível e transformador. Nos vemos na roda!

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br