O ano de 2024 será marcado por um chamado para uma participação ativa e transformadora nos diferentes contextos da infância. O Movimento Aliança pela Infância apresenta o tema anual “Vem pra Roda“, com destaque para a Semana Mundial do Brincar, que acontecerá de 25 de maio a 02 de junho, sob o mote “No Ritmo do Brincar“. Esses temas emergem como uma convocação para que todos e todas se engajem mais na promoção de ambientes que valorizem as infâncias em seus quatro atos essenciais, aprender, brincar, comer, dormir, todos estes atravessados pela cultura de paz.
A inspiração por trás dessa proposta nasceu da urgência em ativar a infância nos adultos, despertando uma consciência coletiva sobre a importância de criar um mundo em que as crianças possam viver o brincar livre de forma plena. “Vem pra Roda” ecoa como uma evocação, um chamado à comunidade, e às memórias da infância de cada adulto para contribuir ativamente na construção de ambientes adequados, diversificados e inclusivos para as crianças brincarem livremente.
A roda, símbolo dessa campanha, é mais que um simples círculo. Ela é também a roda das danças circulares, das conversas, das cirandas, das dinâmicas nos trabalhos em grupo e de tantas manifestações culturais que estão presentes na ludicidade de todas as idades, mas que são tão características do imaginário das infâncias. A roda gira em torno de seu próprio eixo, mas não volta sempre para o mesmo lugar, ela é movimento que avança, dá as mãos e aponta para a coletividade e a renovação.
Na roda, estamos todas e todos equidistantes do centro, somos iguais e pertencentes ao mesmo momento. Essa roda para a qual estamos chamando todas e todos representa a reinvenção de mundos para nossas crianças, um espaço inclusivo, que movimenta a vida e dá sentido ao ato de brincar. A roda é uma metáfora da união, do afeto e do amor, uma ciranda que organiza e dá o ritmo tão necessário para uma infância plena e digna.
No contexto do brincar, a roda torna-se um símbolo desse ritmo, que se expressa em musicalidade e ancestralidade. O ato de brincar pode ser traduzido como a mais longínqua potência da vida humana, assim como a música, capaz de, ao mesmo tempo, provocar diferentes emoções e ser provocado por elas.. O brincar também pode ser compreendido como uma linguagem do afeto e da vitalidade, operando como uma verdadeira “ciranda da vida”, pois está nos ritmos das brincadeiras de roda e nas danças circulares, entre outras manifestações culturais de crianças e adultos brincantes ao redor do mundo. É na roda que se aprende a dar as mãos, nela a vida se organiza organicamente, e a humanidade exercita sua capacidade de compartilhar e, assim, preparar o futuro sustentável para as próximas gerações.
Ao propor “No Ritmo do Brincar” como tema da Semana Mundial do Brincar 2024, o movimento Aliança pela Infância enfatiza a importância de valorizar e fortalecer essa prática ancestral, promovendo a ideia de que o brincar é um elemento vital e essencial para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva.
“Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar” é mais do que um tema, é um convite para que todas as pessoas participem ativamente na construção de um mundo mais acolhedor e amoroso para as crianças, reconhecendo o brincar como um direito fundamental e essencial para uma infância plena e digna em um mundo lúdico, equitativo e afetuoso.