Inspirações e experiências

Notícias

O que está rolando – um giro pelos núcleos da Aliança pela Infância

10 de julho de 2017

Juiz de Fora (MG)Encontro pela educação

Entre os dias 15 e 17 de junho aconteceu em Brasília (DF) o III Conane – Conferência Nacional de Alternativas para a Nova Educação – que reuniu pessoas de todo o Brasil em Brasília (DF) para trocar ideias, conhecer experiências que funcionam em diferentes estados e países e pensar em novos jeitos de criar e ensinar. A Jackeline Lopes, do núcleo da Aliança em Juiz de Fora (MG), foi conferir esse encontro e saiu encantada com as possibilidades apresentadas para uma educação mais sensível e democrática.

A programação dos três dias incluiu oficinas, rodas de conversa e o Varal de Experiências, um espaço para educadores divulgarem o projeto educacional em que atuam. Nesse varal, Jackeline destacou a atividade do Anderson Lima, da Pedal Pedagogias Alternativas, de Santos (SP), que mostrou como é possível trabalhar conteúdos infantis produzidos pelas próprias crianças. O “Criança pergunta, criança responde” é fruto do projeto Oficina de Jornalismo Infantil e se trata de uma série de vídeos que gira em torno de questões levantadas pelos pequenos.

Neste ano aconteceu uma edição especial dessa série na Semana Mundial do Brincar que gerou vídeos incríveis sobre o “O Brincar que Encanta o Tempo” (assista aqui). A oficina é uma inciativa pensada com o desejo de brincar de faz de conta e acabou “casando” com o tema da semana, que era um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequencia da vida com imaginação e fantasia.

Jackeline vai levar essa e outras experiências e percepções do Conane para o sexto Encontro Nacional dos Românticos Conspiradores que acontece agora, em Julho, em Paraisópolis (MG).

Jackeline - conane

Jackeline de pé à esquerda e Anderson ao seu lado junto com outros participantes do Conane.

Holambra (SP) Semana Mundial do Brincar agora no calendário oficial

No dia 12 de junho a Câmara Municipal de Holambra (SP) aprovou por unanimidade o projeto de lei que coloca a Semana Mundial do Brincar (SMB) oficialmente no calendário da cidade. Como política pública, a prefeitura se compromete a promover a semana e atividades para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do brincar, algo simples que ajuda no desenvolvimento de competências cognitivas e emocionais dos pequenos.

A SMB em Holambra já é muito forte nas escolas locais, fruto da parceria com as secretarias de educação, esporte e lazer. Segundo Leonor Mauad, representante do núcleo da Aliança em Holambra, essa lei será em breve assinada pelo atual prefeito e é um marco importante, pois pode expandir essa atuação e reforçar e valorizar ainda mais um trabalho que já dura anos.

“Vamos continuar nossa articulação e melhorar o que já fazemos. Temos o reconhecimento da comunidade que apoia e prestigia cada evento pela infância e, agora, o poder público tem esse compromisso que independe de gestão ou partidos. Estamos felizes com a conquista”, comentou.

Quem agita para fazer tudo acontecer na cidade é o núcleo da Aliança em Holambra, que é formado por seis membros e mobiliza a comunidade com um grupo de voluntários que está em constante crescimento e procurando entrar cada mais no universo do ABCD Encantado da Infância (aprender, brincar, come e dormir – bases na vida de uma criança saudável).

Esse grupo e a experiência de Holambra já estão, inclusive, se espalhando e inspirando a região. Leonor vai falar sobre a SMB e o envolvimento da prefeitura com esse universo no “Fórum de Direitos Humanos: o Brincar como Direito” que acontecerá no dia 13 de julho em Limeira (SP). A data foi escolhida por ser aniversário de 27 anos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que, em seus artigos 4 e 16, reafirmam a relevância do brincar.

Campinas (SP)Formando e multiplicando pela infância

Vem aí mais dois encontros do projeto “Arte é Cultura de Paz”. As representantes do núcleo da Aliança de Campinas (SP), Teresa Klain e Maria Alice Proença, realizam há nove anos essa ação em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Elas estão animadas com as próximas edições que vão fechar a temporada de exposições e discussões para educadores, pedagogos, artistas e quem mais se interessar pelo tema que une esses dois elementos importantes.

A iniciativa aproveita o espaço e as exposições do MAM para fazer um link entre arte, a história de grandes artistas e suas obras, com a cultura de paz – tão necessária nos dias atuais. Um dos focos desses eventos é formar multiplicadores para atuar com crianças e adolescentes de diferentes instituições de São Paulo em situação de vulnerabilidade social.

No dia 2 de agosto (quarta-feira) às 13h30 acontece a formação sobre a exposição  “Cidade da Língua” para até 50 educadores/professores. O encontro pelo “35º Panorama de Arte Brasileira” será realizado no dia 8 de novembro (quarta-feira), às 13h30, também aberto para um público de até 50 educadores.

A ideia é que após essas formações aconteça uma visita guiada no MAM com os grupos de jovens e crianças. Esses dois encontros são gratuitos, basta se inscrever enviando o nome completo e a instituição representante (se for o caso) para teklain@gmail.com.

Florianópolis (SC) Espaços para brincar e criar

O núcleo da Aliança de Florianópolis (SC) marcou presença no Educar Transforma, congresso que acontece todo ano em diferentes cidades brasileiras. O evento tem o propósito de fortalecer as diversas experiências inovadoras da educação, com a ideia principal de consolidá-las, num futuro próximo, em políticas públicas para a sociedade.

Em Florianópolis o encontro aconteceu no dia 30 de junho e reuniu educadores, pedagogos, psicólogos, mães, pais, estudantes e outros profissionais envolvidos com o educar, brincar e inspirar. Entre os convidados para a tarde de trocas e descobertas estava José Pacheco, articulador do Projeto Fazer a Ponte, do Ancora de São Paulo e colaborador do processo transformador da Escola da Ponte – Portugal.

Representantes do núcleo da Aliança foram convidados para cuidar do espaço especial para as crianças, com um olhar encantado para o brincar e criar. Natali Mirilli Lucas, Marcela Castelo Branco e Anja Tortoro, que capricharam no ambiente com brinquedos tradicionais e descontruídos, acabaram recebendo crianças de todas as idades, mas principalmente, bebês e mães que estavam circulando entre uma mesa e outra de debates.

Segundo Natali, o interessante desse tipo de convite é ver o papel que a Aliança vem construindo na cidade. “Aos poucos estamos nos tornando uma referência no que é trato e cuidado com a infância, de quem sabe como criar um espaço que olha para as necessidades da criança. Recebemos um novo convite para outro evento, também para criar espaço de acolhimento e brincar. Isso nos anima para continuar mobilizando mais e mais pelos pequenos”, comentou.

floripa

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br