Inspirações e experiências

Comer

Bate-papo sobre alimentação que mobiliza afetos abre a Semana do Comer

12 de agosto de 2020

Confira os temas do encontro e acesse o vídeo

A Semana do Comer da Aliança pela Infância nasce da oportunidade de trabalhar em outras frentes temáticas, expandindo a ação da Semana Mundial do Brincar, mobilização horizontal, com mais de 20 mil participantes em todo o país. É o compromisso do movimento com ABCD Encantado da Infância – sendo A de aprender, B de brincar, C de comer e D de dormir. Nesta primeira edição o tema é ‘Alimentação que mobiliza afetos’.

E para abrir a programação, Letícia Zero, coordenadora da secretaria-executiva da Aliança pela Infância, recebeu Ariela Doctors; cozinheira, educadora (uma das criadoras do projeto Comida e Cultura) e Paola Damaris Perino; nutricionista e coordenadora-executiva do Cedeca “David Arantes”. A conversa aconteceu no último dia 10 no canal do youtube oficial da Aliança.

Letícia abre o encontro comentando os pilares do ABCD encantado da Aliança pela Infância, trazendo a premissa do movimento de reencantar o olhar do adulto para a criança: “Esse olhar de subjetividade e encantamento para o aprender, o brincar, o comer e o dormir é fundamental para a garantia de uma infância plena e digna para as crianças”. E faz a chamada: “a Semana do Comer é de todos nós! Todos que queiram pautar ações e experiências acerca do comer infantil: “Faça sua ação de maneira segura, poste nas redes com a hashtag #semanadobrincar ou apenas faça algo em seu entorno”. Ressalta que qualquer mobilização sobre o tema da alimentação, para além da questão nutricional, é muito importante.

Que relações estamos criando com o direito de comer?

Letícia propõe discutir essa e outras perguntas com suas convidadas. O que é uma alimentação saudável? Para além dos valores nutricionais do alimento, quais são as camadas culturais e de afeto que envolvem o ato de comer?

Ariela Doctors, sobre a alimentação para a infância, comenta: “Para mim, o alimento é, sem dúvida, o que nos une e o que nos move. Se pensarmos bem, as mulheres têm o poder de produzir o alimento para o filhote, o alimento mais nutritivo que ele pode receber sai dos seios de sua mãe. Não há nada mais afetivo que isso”. Doctors também pontua que, para além do valor nutricional, a comida também tem o poder de se transformar em boas lembranças, algo que se constata em todas as pessoas, quando questionadas sobre alimentação ou os pratos que já comeu na vida.

Já Paola Damaris traz a provocação: “O direito humano à alimentação adequada diz respeito a saber de onde o alimento está vindo, quem está produzindo e como está sendo feita essa produção. A alimentação da criança é orientada pelo adulto, mas nem sempre o adulto tem consciência das suas escolhas alimentares”. A nutricionista chama a atenção sobre a responsabilidade das escolhas alimentares para uma criança, e ressalta que é preciso redimir também os cuidadores que nem sempre acertam, pois trata-se de um assunto complexo com muitas nuances a serem analisadas.

Confira o vídeo na íntegra: 

A Semana do Comer acontece entre os dias 10 a 16 de agosto e é aberta a quem se sensibilizar pela proposta de gerar inspirações e experiências em torno do comer infantil pelo viés do afeto e da subjetividade.

_

Ariela Doctors: Formada em Comunicação na ECA da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou dez anos com tele-educação. Formou-se chefe de cozinha na Escola de Culinária Wilma Kowesi. Idealizadora e proprietária do restaurante Tanger, de gastronomia marroquina e mediterrânea, em São Paulo, por dezessete anos. Ministrou aulas na Faculdade de Gastronomia (FMU), diversos wokshops sobre culinária marroquina em diversos Sescs e aulas de arte culinária para crianças na Escola Estilo de Aprender e na Afterschool Hibbo, ambas em São Paulo. Atualmente, trabalha no Projeto que idealizou: “Comida e Cultura”, que integra todos esses conhecimentos e bagagem nas suas três vertentes: comunicação, culinária e educação.

Paola Damaris Perino: Formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Atualmente, é Nutricionista aprimoranda do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública, atuando no Centro de Referência para a Prevenção e Controle de Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri). Como também, é coordenadora-executiva do Cedeca “David Arantes”.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br