Semana do Aprender 2022: a infância é tempo de aprender a confiar

11 de março de 2022

A Semana do Aprender 2022 acontece de 14 a 20 de março, em todo o país, através do convite para que famílias, escolas e quaisquer outros grupos de convivência com crianças realizem reflexões e atividades que abordem o ‘aprender a confiar’. Mas, por que para nós, da Aliança pela Infância, a confiança é um tema necessário e, sobretudo neste momento, urgente?

Está na carta de princípios da Aliança pela Infância, que “a infância é tempo de aprender a confiar”. E estamos falando de um aprender encantado pela descoberta, pela curiosidade, que não acontece apenas na escola, mas em todos os lugares e contextos em que a criança pode expressar sua curiosidade e sua investigação do mundo, tão naturais a sua linguagem lúdica.

Por isso, nessa Semana do Aprender de 2022, queremos falar sobre como o vínculo, o afeto e o diálogo desenham relações de confiança e estão presentes nesse aprender encantado pelo descobrir.

A criança tem muito a dizer. A conquista da confiança acontece no diálogo, na escuta e no acolhimento. Não se cria confiança em uma via só. A confiança é relacional, é construída com o outro em vários sentidos. E a criança precisa confiar em si e no adulto, que por sua vez também deve acreditar na potência dessa criança para que todos esses elos, vínculos e afetos se tornem confiança, expressão e potência.  E para que esse ciclo se complete, o adulto precisa ser digno da confiança da criança e precisa estar aberto a ouvi-la de verdade, estabelecendo uma relação de troca genuína para que a confiança esteja aí também.

Quando confiamos, abrimos espaço para o outro desabrochar e se expressar genuinamente. A criança é capaz! Confiar nela é importante para desenvolver capacidades, essência do aprender. Ao mesmo tempo, as muitas aprendizagens da criança acontecem quando estão inseridas em relações de afeto positivo e quando a criança estabelece vínculo. A criança precisa confiar para entregar o seu afeto.

É importante também ressaltar que a criança aprende pela observação, aprende imitando o que está ao seu redor. É natural para ela observar atos, atividades e atitudes e reproduzir isso em sua maneira de se expressar. A criança não espera ouvir “você é capaz”, ela se entrega ao gesto e imita.

Assim, adultos precisam abordar suas relações com ética, estética, afetos positivos e bons exemplos, cultivando espaços de vínculo e confiança que nutrem o aprender encantado pelo descobrir.

Ainda, nesta fase da pandemia que estamos vivendo, este é um tema importante também pelas crianças que sofreram tantas perdas com o distanciamento social estão retornando às aulas presenciais, agora bem diferentes. E os vínculos entre crianças e educadores, crianças e escola, famílias e escola estão sendo redescobertos nas relações presenciais. Está sendo retomado o vínculo entre a criança e aqueles que caminharão com ela. E é importante o diálogo entre escola e família, pois a relação de confiança, quando sólida e bem alinhada, ajuda a cultivar a confiança da criança em seu entorno.

 

Como participar

Qualquer um pode produzir, compartilhar e disseminar inspirações acerca do tema durante as semanas do ABCD Encantado da Infância. No caso da Semana do Aprender, a primeira do ano, incentivamos compartilhar dicas e sugestões pelas redes sociais, com as hashtags #semanadoaprender2022 ou #aprenderaconfiar. Entre as atividades sugeridas, podem ser realizadas junto às crianças contações de histórias, atividades lúdicas e muito mais.

As redes sociais da Aliança pela Infância também compartilharão diversos conteúdos e atividades práticas relacionados ao tema “Infância é tempo de aprender a confiar”, entre brincadeiras, dicas e textos sobre o assunto. O objetivo é trabalhar a importância de construir vínculo e afetos positivos nas relações de aprendizagem que acontecem não apenas na escola, mas em todos os espaços em que o descobrir encanta o aprender. Acompanhe:

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