Semana da Infância e Cultura de Paz 2024: Cultura de Paz em movimento

19 de agosto de 2024

A Semana da Infância e Cultura de Paz de 2024, que acontece de 07 a 13 de outubro, traz neste ano o tema “Cultura de Paz em Movimento,” inspirada pela temática anual “Vem pra Roda.”

Nosso tema anual, “Vem pra Roda,” celebra a roda como uma metáfora de união, afeto e amor. A roda organiza e dá o ritmo necessário para uma infância plena e digna. É na roda que se aprende a dar as mãos, a vida se organiza de forma orgânica e a humanidade exercita sua capacidade de compartilhar, preparando um futuro sustentável para as próximas gerações.

As rodas de conversa, de diálogo e de construção de saberes marcam o ritmo de uma infância digna e são espaços de empatia e troca. O entendimento coletivo surge no diálogo, como quando as crianças combinam as regras das brincadeiras em roda, um momento de compartilhar, dialogar e se entender.

As rodas de empatia, uma prática central na comunicação não violenta, promovem a escuta ativa e o entendimento mútuo, essenciais para a cultura de paz. Envolvendo crianças em atividades que incentivam a expressão de sentimentos e necessidades, as rodas de empatia desenvolvem habilidades de comunicação e resolução de conflitos pacíficos. Esta abordagem fortalece os laços comunitários e familiares, plantando sementes para uma sociedade mais compassiva e cooperativa, onde o respeito e a compreensão mútua são fundamentais.

Na pedagogia de emergência, as rodas de conversa e as brincadeiras são ferramentas essenciais para ajudar crianças e jovens a processarem traumas e experiências difíceis. Estas rodas proporcionam um espaço seguro para a expressão de sentimentos, enquanto as brincadeiras permitem explorar emoções de forma lúdica e criativa. Juntas, fortalecem o apoio emocional e comunitário, promovendo resiliência e reconstrução do senso de segurança, essenciais para o desenvolvimento saudável e a recuperação em situações de crise.

A roda simboliza diálogo e convivência, essenciais para a cultura de paz. Esta cultura de paz é dinâmica, construída e mantida pela nossa capacidade e nossa necessidade de estarmos juntos. Nas rodas, estamos unidos, aprendemos a dar as mãos e podemos olhar nos olhos uns dos outros, promovendo um entendimento mútuo.

A roda também representa a cultura do afeto na cultura biocêntrica, onde a vida está no centro, abrangendo todos os seres da natureza. Na cultura biocêntrica, a vida de todos os seres é sagrada, e é essencial que o ser humano busque harmonia e convivência com a natureza. É fundamental que as crianças convivam com a natureza, aprendendo a valorizar e respeitar a vida em todas as suas formas, promovendo uma cultura de paz e equilíbrio ecológico.

Paz é olhar nos olhos, é a troca de gestos e palavras. Crianças pequenas dividindo o que ganharam exemplificam a cultura de paz: compartilhar e dividir com o outro. Paciência, tempo, respeito e comunhão são todas dimensões do afeto cultivadas na roda, fundamentais para uma cultura de paz.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br