A paz não se resume à ausência total de conflitos ou ao não enfrentamento de desafios. Ela é moldada pela maneira como lidamos com nossa realidade, com os outros e com nosso planeta. Nós podemos ter muitas concepções sobre o que é paz a partir da experiência pessoal de cada um, mas é de senso comum entre todos que a ausência de direitos básicos, como o acesso à educação, saúde, moradia, espaços de lazer, entre outros, podem sim afetar a paz, em especial na infância, período da vida de extrema importância para o desenvolvimento físico e emocional.
A partir dessa reflexão, a Aliança pela Infância traz, na Semana da Infância e Cultura de Paz 2023, o episódio “Como a ausência de políticas e as violações de direitos afetam a paz das infâncias?”, em mais um podcast produzido em parceria com o Brasil de Fato e com o apoio da tdh-A.
Para falar sobre o assunto, convidamos duas especialistas apaixonados pelo tema: Neia Bueno, coordenadora do PMMR – Projeto Meninos e Meninas de Rua, de São Bernardo do Campo, que integra o Movimento Nacional Meninos e Meninas de Rua, e Luciene Tognetta, doutora em psicologia escolar e do desenvolvimento humanismo pela USP, pesquisadora e líder do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral).
PRODUÇÃO: Brasil de Fato
PESQUISA E ROTEIRIZAÇÃO: Camila Salmazio
APOIO EM ROTEIRO: Letícia Zero e Tatiana Oliveira
APRESENTAÇÃO: Letycia Holanda e Camila Salmazio
CAPTAÇÃO DE SOM: Emerson Ramos e Adilson Oliveira
COORDENAÇÃO: Monyse Ravena
DIREÇÃO DE JORNALISMO: Nina Fidelis