Mais do que apoiar movimentos e pautas importantes, é necessário que a população ocupe seus lugares de direito como cidadãos e participe da tomada de decisões. Uma dessas oportunidades acontecerá na próxima terça-feira. No dia 20 de março, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba irão decidir sobre a instituição da Semana do Brincar no município.
O dia 19 será dedicado ao primeiro turno da plenária, enquanto que na terça-feira a segunda sessão irá confirmar a votação. A proposta é que seja instaurada a Semana do Brincar no município, com realização anual na semana do dia 28 de maio, o dia mundial do brincar.
Segundo o artigo 2º do Projeto de Lei, a semana, que se aprovada fará parte do calendário oficial de eventos de Curitiba, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar, já que, “Às vezes, os pais não têm conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras finalidades mais importantes”.
Sendo assim, a realização anual da Semana propõe a reunião e interação de crianças de todas as idades, com suas diferentes culturas e condições físicas e mentais, incentivando que a infância ocupe espaços públicos e privados, mostrando como o brincar afeta diferentes esferas do ser humano, como a física, cognitiva, social e emocional.
Para os interessados em participar, as sessões acontecem no Palácio Rio Branco a partir das 9h.