A essência da infância está nos momentos que a criança tem para a exploração: o faz de conta e a brincadeira. Por isso, o brincar livre é fundamental para o desenvolvimento infantil, um direito previsto em lei e tão importante quanto dormir e se alimentar.
Atentas à essa importância, muitas universidades brasileiras, formadoras de milhares de profissionais que trabalham com crianças, entraram de cabeça na Semana Mundial do Brincar 2021 no tema “Casinha das Infâncias” e organizaram momentos para refletir sobre o tema.
Separamos alguns destaques da programação de espaços de educação de todo o país.
Confira onde brincar e aprender!
O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu preparou uma super programação para a Semana Mundial do Brincar. No dia 27 de maio, às 15h, haverá uma roda de conversa com convidados especiais que debaterão sobre a importância do brincar na infância e o papel dos familiares enquanto responsáveis pela educação e o desenvolvimento sadio das crianças.
Os convidados são: 1) Otávio Trivella, biólogo, educador ambiental, cofundador do projeto Bituqueiragem e colaborador voluntário do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da USJT; 2) Shirlei Oliveira, arquiteta urbanista, pós-graduanda em Design de Interiores e membro do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da USJT; 3) Marcia Maria Benevento, arquiteta, mestre e professora universitária, trabalha a arquitetura em vertentes ligadas a cenografia, espaços de exposição, ambientações, instalações lúdicas, esculturas e brinquedos públicos, além de espaços e eventos de cultura e lazer; 4) Renato Forisch, professor universitário, doutor em educação, mestre em engenharia civil, promotor de projetos de inovação cidadão com temáticas da cultura e educação; e 5) Maria Regina, psicóloga, graduada pela Universidade Católica de Santos, fez MBA em Gestão na ESAMAC – Santos e cursos de especialização em arte terapia, orientação vocacional e neuropsicologia. Será transmitido pelo Youtube do EMAU São Judas. Mais informações, entre em contato com emau.saojudas@gmail.com.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem realizado a Semana Mundial do Brincar 2021 com rodas de conversa e exibições de documentários. Toda a programação é transmitida e fica gravada no Youtube do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire, acesse aqui.
No dia 24, aconteceu a conferência “Brincar de Casinha é reinventar a vida: reflexões sobre o faz de conta das casinhas da infância”, com as palestrantes: professora doutora Maria Tereza Bom Fim Pereira (UFMA) e professora mestre Aluah Bianchi Wojciechowski (Universidade Tuiuti do Paraná – UTP). Mediação da professora doutora Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro. Já na terça, dia 25, foi exibido o vídeo documentário: “Em casa, do que as crianças brincam?”.
Nesta quarta-feira, 26 de maio, acontece o “Ateliê lúdico: arte, literatura e brincadeiras”, e a roda de conversa sobre a relação entre arte, literatura e brincadeiras, de modo a inspirar famílias e educadores na construção de experiências ricas e significativas com as crianças. Será às 19h30, também pelo Youtube do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire, com as palestrantes: professora Joanires Maria dos Santos Sousa e professora mestre Eronilde dos Santos Cunha. Mediação de Gardênia de Almeida Bezerra.
Na quinta-feira, dia 27 de maio, às 19h30, tem exibição do vídeo documentário “Cantigas e jogos lúdicos”, uma coletânea de imagens com crianças fazendo uso de cantigas e jogos lúdicos em diferentes contextos.
Por fim, no dia 28 de maio, às 19h, acontece a mesa redonda: “Os desafios do brincar na pandemia: reflexões e possibilidades”, com estudantes de pedagogia que avaliarão as atividades desenvolvidas durante a semana e avaliarão possibilidades de brincadeira com crianças cegas, surdas, com deficiência física e transtornos globais de desenvolvimento. Palestrantes serão Crizante Simão de Almeida e Danielly Daissak Martins da Silva. A mediação será da professora doutora Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro.
Para mais informações, acesse: III Semana Mundial do Brincar na UFMA. Siga também o perfil de Instagram do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire: instagram.com/capedpaulofreire
Entre os dias 22 e 30 de maio, a Brinquedoteca Cora Coralina (no Instagram) e o Projeto Ludarte – Projeto de pesquisa e extensão que busca promover ações voltadas a lucididade, arte e corporeidade (no Facebook), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) postarão cards sobre brincadeiras tradicionais, como brincar e sua importância. No dia 28, haverá uma live surpresa para que as crianças possam brincar juntas em segurança e discutir a importância deste espaço do brincar para todos as idades como fator gerador de saúde. Para maiores informações, acesse aqui.
O Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, da FACED/ UFRGS, fará uma live durante o 9° Brinca Faced! (Faculdade de Educação da UFRGS). Será no dia 28 de maio, às 17h, com transmissão no canal do youtube. O tema “O brincar, o jogo, a brincadeira e a ludicidade nos projetos de extensão da Faced” terá como convidados a professora doutora Liliane Giordani, do projeto “Lobo Games- Jogos lógicos de tabuleiro”, professora doutora Daniela Noal Gai, do projeto “Bienal do Jogo e Educação”, professor doutor Maurício Perondi, do projeto “Ateliê de jogos pedagógicos”, professora doutora Patrícia Camini, do projeto “Lápis- Laboratório de Alfabetização” e a professora doutora Sandra Andrade, do projeto “Didacoteca – Acervo de recursos didáticos”. Saiba mais sobre “Quem quer brincar?” pelo Facebook.
Membros da Universidade Federal de São Paulo realizarão um encontro entre estudantes, docentes e técnicos que desenvolvem atividades de pesquisa e extensão com o brincar como referência para suas ações com a comunidade. O encontro será destinado a troca sobre a importância do brincar em todas as idades e a importância da ludicidade como resistência a tempos tão difíceis. Serão realizadas brincadeiras propostas pelos estudantes dos projetos. Além dessa atividade, o Projeto Visibilidades enviará um convite para que crianças, jovens e adultos postem seu brincar em uma plataforma. Será feito um mural com o material enviado que será disponibilizado no dia 24 de maio. Será pela plataforma Google Meet. Para maiores informações sobre como participar, entre em contato com a.jurdi@unifesp.br.
A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) realizará a 2ª edição do Seminário de Brincadeiras online, com o tema “Casinhas das Infâncias”, pois é essencial fortalecer esse brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças em tempos de pandemia. Acontece no sábado, dia 29 de maio, a partir das 8h30. A atividade é gratuita; faça sua inscrição aqui.
O Grupo de Pesquisa da Infância da Faculdade de Brasília realizará atividades online de 22 a 28 de maio, em seu Instagram @infantiaunb além de uma live no canal do YouTube Infantia UnB, no dia 26 de maio, às 19h sobre o brincadeiras e canções tradicionais. Para saber mais sobre o grupo de pesquisa, entre em contato com priscilladias.unb@gmail.com.
A Universidade Federal de Lavras, em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei, fará postagens de propostas brincantes, para brincar em casa, desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia da UFLA, vinculados ao projetos Brinquedoteca Universitária e a formação docente comprometida com os Brincares. Serão publicadas no facebook, instagram e youtube, um vídeo por dia, ao longo da SMB 2021, com foco na comunidade em geral.
Haverá também um debate com o tema: “O brincar como possibilidade de acolhimento e escuta às crianças e às infâncias”, com a presença de professores e pesquisadores de três instituições UFLA e UFSJ, a saber: Profa. Dra. Francine de Paulo Martins Lima – UFLA; Profa. Dra. Amanda Valiengo – UFSJ; Prof. Ms. André José Rodrigues Junior – UNISUZ. O debate será na sexta-feira, dia 28 de maio, Dia Internacional do brincar, às 19h.
O encontro será realizado pelo Google Meet e será destinado à docentes da educação básica e graduandos interessados dos cursos de licenciatura da UFLA/MG, UFSJ/MG e UNISUZ/SP.
Mais informações, acompanhe: instagram.com/brincantesufla, youtube do Brincantes DED UFLA , facebook.com/brincantesdedufla e site www.brinquedoteca.ded.ufla.br.
Em comemoração à Semana Mundial do Brincar, o Laboratório De Estudos, Pesquisa e Extensão Sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos (LIPLEI/UFPE) desenvolverá a oficina temática: Tecendo Histórias com o LIPLEI. O evento irá envolver a Contação da história “Baú das brincadeiras” e a realização de uma oficina de produção de brinquedos populares. A transmissão será feita pela plataforma Google Meet. para saber mais sobre o laboratório, entre em contato com virginia.renata@ufpe.br.
A partir do dia 25, a UERGS participará da SMB executando ação sobre a importância da contação de histórias para estimular o imaginário infantil, para possibilitar a reflexão das crianças sobre si próprias, os outros e o mundo que as cerca. Através da contação de histórias podemos abordar temas sensíveis como orgulho racial, autoestima, tolerância religiosa, corpo e outros. As acadêmicas e os acadêmicos do componente curricular de Expressão e Arte na Educação Infantil irão postar dicas de livros e temas abordados para crianças pequenas (5 a 6 anos de idade). Acompanhe pelo youtube. Para saber mais, entre em contato com adriana-truccolo@uergs.edu.br.
A UCDB participará da Semana Mundial do Brincar, envolvendo a graduação de Pedagogia e projetos de Extensão/Parceiros, além do Programa PIBID – Residência Pedagógica. Haverá atividades lúdicas online, resgatando brincadeiras tradicionais e sua relação pedagógica e formativa. A atividade é voltada a acadêmicos do Curso de Pedagogia – UCDB, famílias, docentes do curso de Pedagogia, acadêmicos bolsistas e extensionistas e demais integrantes dos projetos e programas. Para saber mais, entre em contato com anamelim@terra.com.br.