Em 2017, um grupo de seis mães “ativistas pela infância” decidiu se unir para desenvolver atividades para a Semana Mundial do Brincar em Brasília. Elas, que atuam como professora, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e advogada, abraçaram a causa desde então. Para a edição da SMB2019, sentiram que já era a hora de tentar expandir a proposta para além do círculo de relacionamentos de cada uma. “Nossos grupos já tinham compreendido a proposta do livre brincar. Queríamos atingir outro público. Por isso, fizemos um chamamento e a resposta foi excelente. Ganhamos cerca de 15 parceiros, que não sabiam que era possível promover ações para a Semana sem estar ligado a alguma organização maior.”
Não só a quantidade de atividades oferecida este ano será maior – serão 20 ações – como também a capacidade de incluir mais participantes em cada uma delas e o perímetro atingido. “Brasília já tem essa vocação para realização de atividades ao ar livre e de muita integração com a natureza. Neste ano, vamos explorar ainda mais espaços da cidade”, comenta Mariana Campello, jornalista, educadora e integrante do grupo.
O CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil, segue sendo um importante parceiro da SMB. “Já é um local muito frequentado pelas famílias aos finais de semana. Além disso, acolhe muito bem nossas propostas desde 2017”, comenta Mariana sobre o local que abrigou a abertura oficial da semana, no último sábado.
Durante a semana, as atividades são dirigidas aos pais e educadores. Serão rodas de conversas com especialistas, como a que acontecerá às 18h30 de quarta-feira, dia 29, com a educadora parental Lua Barros. Em “Voltar a Brincar”, a reflexão será sobre os motivos que levam o adulto a não conseguir mais brincar.
As ações para as famílias ficaram concentradas nos dois finais de semana. O encerramento acontecerá no domingo, dia 2, no Parcão 104/105 Sul, das 9h30 às 12h30, com o evento comunitário “Histórias no Parque”, com contação de histórias, ioga, música, brincar livre e muito contato com a natureza.
A programação completa pode ser conferida na página Brincar Brasília: https://www.facebook.com/brincarbrasilia
Crédito imagem: Bruno Bravo