Através do lúdico, crianças sempre criam maneiras diferentes de se relacionar com outros espaços e pessoas. Pensando nisso, as secretarias de Educação, Cultura e Esportes de Guaratinguetá e a sociedade civil se uniram para realizar a terceira Semana Municipal do Brincar, que se tornou lei na cidade em 2018.
Este ano, a atividade “Baú da Memória” tem dominado a página no Facebook da Secretaria de Esportes com educadores compartilhando com as crianças suas vivências e memórias de infância. Além disso, há diversas propostas de brincadeiras, construção de brinquedos e o Dia do Desafio, para que crianças e adultos troquem experiências brincando juntos.
Durante a semana, também tem acontecido lives com educadores, psicólogos, artistas plásticos e outros profissionais, para debater a importância do brincar e o tema “Casinhas das Infâncias”. Acompanhe a programação por aqui.
E tem mais: a Kombi do Brincar, já famosa na cidade, foi a responsável por distribuir 50 “Baús do Brincar” com brinquedos pelos bairros. “A Secretaria fez uma propaganda na rádio e as pessoas se inscreveram para um sorteio de maneira que cada canto da cidade recebesse um baú”, conta Lila Vanzella idealizadora do Trilhas do Brincar e mobilizadora da Semana Mundial do Brincar em Guaratinguetá, Cunha, Roseira, Lorena, Potim.