Já sabe o que vai fazer durante a Semana Mundial do Brincar? Veja nossas formações preparatórias! 

22 de maio de 2024

Quais são as bagagens afetivas da infância que você traz na memória? Essa foi uma das várias provocações feitas por Adriana Klisys, escritora, editora e diretora do Caleidoscópio Brincadeira e Arte, durante a formação promovida por nós da Aliança pela Infância para a Semana Mundial do Brincar (SMB), realizada no início de maio de forma online e transmitida pelo YouTube. 

Neste ano, a SMB será dos dias 25 de maio a 2 de junho com o tema “Vem pra roda – No ritmo do brincar”. Até lá – e durante também – além das atividades lúdicas para as próprias crianças, são realizados também debates formativos tanto sobre o tema do brincar de forma mais abrangente, quanto no tema do ano sobre a própria SMB – inscrição, materiais de apoio, fóruns de troca de experiência, e por aí vai. 

Isso porque, como afirmou a própria Adriana no encontro, podemos estar juntos em uma roda de forma física ou simbólica. “Quem se dedica aos direitos da infância está de mãos dadas simbolicamente”, disse, nos lembrando que são essas as pessoas que cuidam da saúde do brincar. 

No encontro virtual, a coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância, Letícia Zero, enfatizou o valor do brincar livre como um fim em si mesmo. Ou seja, embora o ato de brincar seja parte do processo de aprendizagem, a criança não brinca para aprender, ela brinca para brincar.

“Defendemos o brincar como um ato de infância. Porque essa é a linguagem essencial da criança; a forma como ela se expressa e se entende no mundo”, defendeu Letícia. 

Neste ano, a Semana Mundial do Brincar completa 15 anos no Brasil. Oficialmente, o Dia Mundial do Brincar é celebrado no dia 28 de maio. A data surgiu como forma de fortalecer ações pelo brincar em todo o mundo. 

Desta formação também participou a pesquisadora de cultura infantil e da música tradicional da infância no Brasil e outros países da América Latina,  e coordenadora geral da Oca Escola Cultural, Lucilene Silva. 

A provocação feita por Lucilene no encontro foi sobre como o mundo globalizado e o acesso a todo tipo de informação instantânea tem tornado as oportunidades de brincar mais homogêneas, ao invés de diversas, ideia vendida pela globalização. 

“Qual é o repertório de brincadeiras que estamos passando de uma geração para outra?”, questionou Lucilene. 

Essa conversa boa você consegue assistir na íntegra:

 

A Semana Mundial do Brincar e as políticas públicas para a primeira infância

No dia 27, segunda-feira, vamos promover em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo o curso “A Semana Mundial do Brincar e as políticas públicas para a primeira infância”. O curso será realizado de forma virtual, das 16h às 18h, e as inscrições devem ser feitas pelo site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc até o dia 23, às 14h. Acesse aqui.

A ideia é apresentar estudos e práticas que fomentem a incidência política nos territórios, considerando o brincar como política pública municipal. A iniciativa é promovida pela Aliança pela Infância como uma oportunidade de aprofundamento na compreensão do papel do brincar na infância e aberta a toda comunidade. 

Esta é a segunda atividade sobre a Semana Mundial do Brincar 2024 realizada pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e a Aliança pela Infância. A primeira aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de abril, com a formação online “Semana Mundial do Brincar: histórico, temática e incidência política”, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo (@cpfsesc).

Neste curso trouxemos inspirações para a participação na Semana Mundial do Brincar, e compartilhamos informações sobre a trajetória destes 15 anos de SMB no Brasil. O evento foi online e contou com a participação de Letícia Zero, coordenadora da Secretaria Executiva da Aliança pela Infância,  Daniela Signorini, doutora em educação e Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil na Universidade de São Paulo, Adriana Friedmann, pedagoga e doutora em Antropologia da Infância que há mais de 45 anos desenvolve propostas de formação e trocas para educadores e interessados nas infâncias, Soraia Saura, bacharel em filosofia com mestrado e doutorado em antropologia do imaginário, professora doutora na EEFE-USP, Fabiana Moraes, advogada, doutora em serviço social e presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de São Caetano do Sul, e Liana Pinto Tubelo, educadora física, professora, brinquedista, mestre em educação, especialista em neuropsicologia, ciências do movimento humano e psicanalista.

Primeira oficina realizada com o Sesc sobre a SMB 2024; a segunda acontecerá na segunda-feira, dia 27

 

O Sesc São Paulo entrou para a roda! 

Além das atividades realizadas pelo Centro de Pesquisa e Formação, diversas unidades do Sesc São Paulo participarão da Semana Mundial do Brincar 2024 com uma série de atividades em diversas unidades, entre 10 de maio e 2 de junho. A programação inclui vivências, oficinas, contações de histórias, espetáculos teatrais e cursos, destacando a importância do brincar e sua conexão com a natureza. Atividades como “As Rodas de Lydia”, “Capuêra-Angola, Pequena Filha da Natureza”, e “Sextou! Instrumentos Musicais” ocorrem em Itaquera, Casa Verde e Guarulhos. O evento também inclui publicações e reflexões sobre o brincar, celebrando a roda como símbolo dos ciclos da vida. Confira a agenda do Sesc aqui.

 

E você, o que vai preparar na SMB deste ano?

Compartilhe sua atividade no formulário de inscrição da Semana Mundial do Brincar 2024. Qualquer pessoa pode idealizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa ou outras atividades lúdicas. As atividades podem ser presenciais ou virtuais e ocorrer em escolas, parques, clubes, praças, bibliotecas, universidades, ruas abertas e onde mais a criatividade alcançar, desde que sejam ambientes seguros e acolhedores para as crianças. Não é necessário autorização da Aliança pela Infância, organizadora oficial do projeto, para participar, mas o preenchimento do formulário é desejável. O que é imprescindível é que a atividade seja totalmente gratuita. Preenchendo o formulário a sua atividade aparece em nosso site e canais de comunicação e ajuda toda a comunidade e trocar experiências e saberes. Lembrando: Este ano a SMB será dos dias 25 de maio a 2 de junho com o tema “Vem pra roda – No ritmo do Brincar”.

INSCREVA SUA ATIVIDADE AQUI

ACESSE A AGENDA GERAL

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br