A Semana Mundial do Brincar começou! De 25 de maio a 2 de junho, todos estão convidados: “Vem pra Roda! No Ritmo do Brincar”. Essa iniciativa, promovida há 15 anos pelo movimento Aliança pela Infância, visa convocar uma participação coletiva para valorizar o ato de brincar, ressaltando sua importância no desenvolvimento das crianças e criando oportunidades para que o brincar aconteça em diferentes contextos.
Pedimos para os núcleos Aliança pela Infância darem dicas de atividades para vocês elaborarem durante a Semana Mundial do Brincar. Estes núcleos são parte de um grupo de pessoas que atuam em prol da defesa da infância plena e digna em um determinado território, a partir da carta de princípios da Aliança pela infância. A seguir, confira as atividades recomendadas por Terezinha, do núcleo Aliança pela Infância de Campinas:
As crianças tiram seus calçados e embaralham numa grande montanha, que deve ficar no centro da roda. Então, elas dão as mãos em torno dessa montanha. É legal deixar as crianças se organizarem sozinhas para formar uma montanha. E é preciso ter uma criança que se candidate a dar a largada a cada rodada de tempo, que será a cantoria do refrão da brincadeira.
Começa a cantoria, todos seguem para a montanha. Termina a música, todos voltam aos seus lugares, mesmo sem conseguirem pegar seus sapatos. É importante lembrar que não é uma competição, e sim um jogo de cooperação. A brincadeira termina quando todos estão calçados.
CANTORIA
Montanha de chulé, pinhé pinhé,
Cadê o meu sapato, pinhé pinhé
Não faça confusão, pinhão, pinhão
Quem calçou senta no chão, pinhão pinhão!
Nesse tempo da música, quem conseguiu, calça o seu sapato e senta no chão, e quem não conseguiu ainda, volta para procurar. Segue a cantoria até que todos consigam. Quando todos estiverem calçados, brincam de roda, cantando a música que quiserem.
Forme uma roda com as crianças. Ao sinal do mediador, as crianças devem se organizar em pares, ficando de frente uma para a outra. A atividade segue os seguintes passos:
Não é preciso nenhum recurso material, apenas espaço para a roda. Para o preparo, apenas organize as crianças em um grande círculo e ensine a música e os movimentos para garantir que todos entendam a dinâmica.
Nesta brincadeira, um participante é sorteado para ser a mãe ou o pai. O escolhido se posiciona em um ponto específico, de costas para os demais participantes, que ficam distanciados alguns metros, em duas colunas.
O diálogo ocorre sempre com o primeiro de cada coluna, alternadamente:
A criança imita o animal sugerido para se movimentar. A brincadeira continua com a mãe/pai sugerindo diferentes animais: formiga (passos pequenos), caranguejo (passos para trás), entre outros. O jogo termina quando uma criança alcança a mãe/pai e toma seu lugar.
Qualquer pessoa pode participar criando e colocando em prática sua ação. Todas as atividades devem ser gratuitas. Não é obrigatório cadastrar sua atividade, mas todos que preencherem nosso formulário terão suas atividades incluídas em uma página de programação da SMB24 no site da Aliança pela Infância, impulsionando assim a divulgação como parte de uma grande agenda nacional. Isso fortalece a Semana Mundial do Brincar e permite potencializar iniciativas relacionadas ao brincar e ao desenvolvimento infantil. Inscreva sua atividade aqui.
e 25 de maio a 2 de junho, todos estão convidados a participar do evento “Vem pra Roda! No Ritmo do Brincar”. Essa iniciativa, promovida há 15 anos pelo movimento Aliança pela Infância, valoriza o ato de brincar, destacando sua importância no desenvolvimento infantil e criando oportunidades para que o brincar aconteça em diversos contextos. Outras cidades do estado de São Paulo e de todo o Brasil também participarão da Semana Mundial do Brincar, você pode conferir na Agenda Nacional, clique aqui para acessar.