A Semana Mundial do Brincar acontece de 25 de maio a 2 de junho, e todos estão convidados: “Vem pra Roda! No Ritmo do Brincar”. Essa iniciativa, promovida há 15 anos pelo movimento Aliança pela Infância, visa convocar uma participação coletiva para valorizar o ato de brincar, ressaltando sua importância no desenvolvimento das crianças e criando oportunidades para que o brincar aconteça em diferentes contextos.
Pedimos para os núcleos Aliança pela Infância darem dicas de atividades para vocês elaborarem durante a Semana Mundial do Brincar. Estes núcleos são parte de um grupo de pessoas que atuam em prol da defesa da infância plena e digna em um determinado território, a partir da carta de princípios da Aliança pela infância. A seguir, confira as brincadeiras recomendadas por Cristiano Santos, do núcleo Aliança pela Infância de São Paulo:
Materiais: nenhum
Preparo: sugerimos uma roda com os brincantes em pé
“Funga Alafia” é uma saudação Yoruba que se traduz literalmente como “Seja bem-vindo, amém, amém”. No entanto, eu a conheci através de um grupo de crianças durante uma experiência de acampamento, que a transformaram em uma canção e a acompanharam com gestos. A seguir, descrevo a estrutura conforme me foi apresentada:
Tradução livre feita pelo grupo:
“Meus pensamentos são para vocês
Minhas palavras são para vocês
Meu coração bate por vocês
E, eu não tenho cartas na manga”
Para cada frase, repete-se o gesto da canção original. E ao final da saudação em português, canta-se novamente em Yorubá.
Observação: É interessante ao propor essa canção comentar com o grupo sobre o povo Yorubá e a importância que a chegada de um estrangeiro tem para eles na comunidade. Essa é uma ótima opção para receber novas pessoas ao grupo que já está estruturado
Materiais: nenhum
Preparo: sugerimos que a brincadeira seja feita em roda com os brincantes em pé
Descritivo:
A canção “Yapo” é classificada como parte da cultura do povo Maori, da Nova Zelândia. Não há um consenso sobre sua tradução, no entanto, em Tupi Guarani, “Yapo” significa barro. No Brasil, essa canção se tornou conhecida através da dupla Palavra Cantada, representada por Paulo Tatit e Sandra Peres. A seguir, descrevo como realizar a brincadeira:
Depois que a canção for assimilada e os gestos internalizados, é hora de brincar na roda, tocando no colega. Assim, sempre que for fazer o gesto, a criança deve tocar na parte do corpo do colega que está à sua esquerda. A brincadeira se torna uma grande oportunidade de interação em grupo.
Materiais: nenhum
Preparação: a brincadeira é uma Ciranda e deve ser feita em roda com as crianças de mãos dadas.
Descritivo:
Ao começar a cantar, o grupo deve ser convidado a girar em um sentido comum e cantar a canção. Quando chegar no trecho “Ô Mariazinha”, o adulto responsável deve escolher alguma criança para entrar no meio da roda. A criança que está dentro deve então cantar o trecho “Sozinha eu não fico e nem hei de ficar, pois eu tenho…”, momento em que ela deve mencionar o nome de alguém que vai dançar no meio da roda junto com ela, cantando a música “Bote aqui o seu pezinho”.
Segue a letra da canção:
Fui no Itororó
Beber água e não achei
Achei bela morena
Que no Itororó deixei
Aproveita, minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
Ô Mariazinha, Ô Mariazinha
Entre nesta roda ou ficará sozinha
Sozinha eu não fico nem hei de ficar
Porque eu tenho um amigo para ser meu par
Ô bota aqui, ô bota aqui o seu pezinho
(Duas crianças do centro da roda devem bater o pé direito uma no do outro no ritmo da canção)
O seu pezinho bem juntinho igual ao meu
Ô bota aqui, ô bota aqui o seu pezinho
(Troca o pé direito pelo esquerdo e devem bater novamente no ritmo da canção)
Depois não vai dizer que você se arrependeu
Depois de cantada toda a canção, as crianças voltam para a roda e reiniciam a música selecionando uma nova Mariazinha, que vai convidar um novo amigo para dançar junto ao centro.
Uma curiosidade sobre a canção é a palavra “Itororó”, que em Tupi significa “Pequena cachoeira, queda d’água”.
Materiais: tecido circular azul
Preparo: sugerimos que a brincadeira seja feita em roda com os brincantes em pé
Descritivo:
Essa canção foi conhecida em uma experiência com crianças argentinas e uma versão foi criada por Cristiano dos Santos, disponível em plataformas de streaming. Essa versão foi desenvolvida para brincar em roda, utilizando um tecido azul para compor uma Ciranda.
Orientações para a brincadeira:
Todas as crianças devem segurar o tecido com uma das mãos e girar em um sentido comum, seguindo a orientação da letra da canção. O adulto responsável pode mudar a direção e cantar a música em andamentos diferentes, ora mais rápido, ora mais devagar.
Letra:
“Vamos passear, passear pelo mar
Passear a mover, a mover e parar
Estátua!”
Repete-se a canção em andamento diferente.
Obs: É importante que o tecido seja movimentado na velocidade em que a canção é cantada, pois ele representa o mar calmo e agitado. Se o adulto responsável quiser trabalhar com dobraduras, uma opção é que cada criança faça seu próprio barquinho e o coloque no meio do “mar”, sem deixar que ele caia para fora.
Materiais: nenhum
Preparo: sugerimos que a brincadeira seja feita em roda com os brincantes em pé
Descritivo:
Todas as crianças devem estar em roda e bater palmas enquanto cantam a canção. Quando chegarem na parte “Quando sai para caçar, leão lion se esconde”, o adulto responsável, que deve iniciar no meio da roda, deve fingir que se esconde abaixando o corpo na parte da canção “leão lion se esconde”, representando um leão quando encontra sua presa. Em seguida, deve puxar alguém para o centro da roda na parte da canção “ele dá um bote”, e os dois recomeçam a cantar a canção no centro da roda.
A brincadeira só termina quando todas as crianças estiverem no centro da roda brincando.
Letra:
“Leão lion (3x)
Como é forte (2x)
O leão lion
Quando sai para caçar, leão lion se esconde
Quando ele vê a presa, dá um bote (Barulho de leão)
Qualquer pessoa pode participar criando e colocando em prática sua ação. Todas as atividades devem ser gratuitas. Não é obrigatório cadastrar sua atividade, mas todos que preencherem nosso formulário terão suas atividades incluídas em uma página de programação da SMB24 no site da Aliança pela Infância, impulsionando assim a divulgação como parte de uma grande agenda nacional. Isso fortalece a Semana Mundial do Brincar e permite potencializar iniciativas relacionadas ao brincar e ao desenvolvimento infantil. Inscreva sua atividade aqui.
e 25 de maio a 2 de junho, todos estão convidados a participar do evento “Vem pra Roda! No Ritmo do Brincar”. Essa iniciativa, promovida há 15 anos pelo movimento Aliança pela Infância, valoriza o ato de brincar, destacando sua importância no desenvolvimento infantil e criando oportunidades para que o brincar aconteça em diversos contextos. Outras cidades do estado de São Paulo e de todo o Brasil também participarão da Semana Mundial do Brincar, você pode conferir na Agenda Nacional, clique aqui para acessar.