Acredite: para brincar não é preciso um show de pirotecnia. A criança não precisa de “brinquedos caros”, super eletrônicos ou cheios de “funcionalidades”. Não é preciso uma grande estrutura ou recursos caros para participar da Semana Mundial do Brincar. Qualquer pessoa pode se envolver criando e colocando em prática sua ação, desde que seja uma iniciativa gratuita e acessível a todas as crianças.
Todos podem, voluntariamente, idealizar brincadeiras e outras atividades; o convite é aberto a qualquer pessoa, não apenas a espaços e organizações formalmente estruturados. Por isso, pedimos para os núcleos Aliança pela Infância enviarem dicas de atividades simples, realizáveis por qualquer pessoa. Estes núcleos são parte de um grupo de pessoas que atuam em prol da defesa da infância plena e digna em um determinado território, a partir da carta de princípios da Aliança pela infância. A seguir, confira as atividades recomendadas por Jacqueline Lopes, da Aliança pela Infância de Juiz de Fora (MG):
Figuras de Barbante é uma brincadeira que começa com truques mágicos usando barbantes e evolui para a criação de histórias encantadoras baseadas nas formas que os barbantes assumem. Esta atividade estimula a criatividade, a imaginação e o conhecimento cultural das crianças, conectando-as com elementos do patrimônio imaterial e cultural da cidade.
A brincadeira consiste em criar figuras com fios que representam formas do cotidiano, como estrela, rede, casa, peixe, diamante, balão, pássaro, entre outras. Além disso, é possível fazer incríveis mágicas com os fios, como emendar duas pontas na boca, passar a mão de alguém entre os fios, desfazer vários nós com um único puxão, e até realizar truques com os pés.
Você vai precisar apenas de barbantes de diferentes cores e tamanhos, painel ou imagens que retratem elementos culturais e imateriais da cidade, área ampla em uma praça com feiras, como ponto de encontro e tintas e pincéis (opcional, se quiserem pintar figuras no chão ou em cartazes). Para complementar, sua atividade pode ser realizada em uma praça onde haja uma feira, permitindo uma integração dinâmica entre a brincadeira e o ambiente culturalmente rico.
Nesta outra atividade, a Jacque nos convida a confiar na potência da natureza, buscando mais atenção, respeito e reconexão com o meio ambiente. Confiar que de uma semente plantada crescerá uma árvore e relembrar que tudo é natureza – e nós também. E relembrar que, quando uma criança faz suas investigações e as compartilha, ela demonstra, também, seu afeto com a natureza e com o outro. A brincadeira proposta por ela também estimula o brincar que encanta a cidade: passear pelas ruas e voltar a vê-las como lugar de encontro, de convivência e de alegria. E teve vídeo ensinando melhor a brincadeira no ano passado:
Ver essa foto no Instagram
De 25 de maio a 2 de junho, todos estão convidados a participar do evento “Vem pra Roda! No Ritmo do Brincar”. Essa iniciativa, promovida há 15 anos pelo movimento Aliança pela Infância, valoriza o ato de brincar, destacando sua importância no desenvolvimento infantil e criando oportunidades para que o brincar aconteça em diversos contextos. Outras cidades de Minas Gerais e de todo o Brasil também participarão da Semana Mundial do Brincar, você pode conferir na Agenda Nacional, clique aqui para acessar.
Qualquer pessoa pode participar criando e colocando em prática sua ação. Todas as atividades devem ser gratuitas. Não é obrigatório cadastrar sua atividade, mas todos que preencherem nosso formulário terão suas atividades incluídas em uma página de programação da SMB24 no site da Aliança pela Infância, impulsionando assim a divulgação como parte de uma grande agenda nacional. Isso fortalece a Semana Mundial do Brincar e permite potencializar iniciativas relacionadas ao brincar e ao desenvolvimento infantil. Inscreva sua atividade aqui.