Movimento Aliança pela Infância entrevista Ana Lúcia Machado, escritora e pesquisadora da infância e aprendizagens ao ar livre, sobre como manter o contato das crianças com o verde em tempos de isolamento social.
Para o Movimento, a infância é o tempo de aprender sobre as coisas essenciais da vida; sobre o mundo dos céus e da terra, sobre o que é bom, belo e verdadeiro. Portanto, também é o momento de aprender bons hábitos para a formação de adultos conectados com a Cultura de Paz.
De acordo com a especialista e também pedagoga Waldorf, Ana Lucia Machado, os primeiros anos de vida são um tempo estruturante para o sujeito se entender como cidadão adulto e atuante. Conectá-lo ao mundo natural, desde a tenra infância, é colaborar com uma geração futura de adultos comprometidos com o meio ambiente.
Um de seus primeiros projetos idealizados a partir de seu site, Educando tudo muda, foi o programa Play Outside – Alegria de Brincar na Natureza; encontros em parques públicos para famílias e suas crianças desfrutarem uma tarde de brincadeiras ao ar livre.
“Vemos a simplicidade da interação entre a criança e o mundo natural, e os pais se contagiam também com aquelas descobertas. É um momento de relembrar como pular corda e cantar em roda. Tudo na natureza é um convite ao brincar.” Exemplifica a educadora.
A partir dessa experiência, Ana Lúcia escreveu o livro ‘A Turma da Floresta, Uma Brincadeira Puxa a Outra’, com ilustração de Daniel Salvett, cujo enredo conta as aventuras de um grupo de crianças em uma tarde no parque.
Os encontros acontecem desde 2016 e se dão sempre no período de mudança de estação. Porém, devido à pandemia, este ano não pode ser realizado.
O mundo natural e a pandemia
Ana Lúcia comenta que a relação com a natureza também acontece dentro de casa com a observação dos elementos naturais que se encontram ao alcance. “Contemplar o céu com uma criança, brincando de encontrar formas nas nuvens, ou criar sombras com as mãos em um pedaço de chão ensolarado, essas são práticas que qualquer um pode fazer e não deixa de ser uma possibilidade lúdica com os elementos naturais.”
Outro setor a ser explorado é a cozinha. Além do contato com os frutos, legumes e verduras, o preparo pode se tornar um momento de comunhão e ensinamentos.
“Dependendo da idade, a criança pode lavar e cortar os alimentos. E aquelas cascas também têm sua riqueza lúdica. O maracujá, por exemplo, pode virar duas cubas para escondermos uma pedrinha. Tudo pode virar uma brincadeira.”
A educadora recomenda a leitura do livro A Última Criança na Natureza, do jornalista Richard Louv. A obra mostra pesquisas científicas que relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem estar físico, emocional, social e acadêmico.
O autor é responsável pelo termo Transtorno do Déficit de Natureza (TDN), criado por ele para chamar a atenção da comunidade pediátrica internacional para o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças.
A educadora aponta que estar em sintonia com os elementos naturais colabora para desenvolver nas crianças um olhar panorâmico e menos limitador sobre o mundo.
“Precisamos fazer um esforço imenso para entregar para os pequenos um mundo vivo e natural, porque o mundo que criamos para nós é cada dia mais artificial. Da comida às brincadeiras, estamos bombardeando nossas crianças de coisas prontas”. E alerta: “A criança tem a necessidade e o direito de imaginar.”
Ana Lucia Machado é Bacharel em Relações Públicas pela Cásper Líbero, com especialização em Pedagogia Waldorf, Transdisciplinaridade em Educação, Saúde, Liderança, e Cultura de Paz pela UNIPAZ e pós-graduada em Deficiência Intelectual pelo Instituto APAE de São Paulo. Membro da Aliança pela Infância no Brasil, da Rede Nacional Primeira Infância e articulista do site de preservação ambiental CicloVivo.
Idealizadora e coordenadora do projeto ‘Play Outside – Alegria de Brincar na Natureza’ – encontros em parque entre pais e filhos e interessados em geral, para vivências lúdicas e artísticas em contato com a natureza. Autora dos livros: ‘A Turma da Floresta – Uma Brincadeira Puxa Outra’ e ‘Brincando com os 4 Elementos da Natureza’.