Em celebração ao Dia do Brincar (28/05), o Itaú Social destaca conteúdo voltado para o desenvolvimento integral das crianças
As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Sua importância é tanta que é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem até um dia de celebração: 28 de maio.
Como parte da programação da Semana Mundial do Brincar 2021, promovida pela Aliança pela Infância, o Itaú Social destaca seu conteúdo construído para valorizar os momentos em família por meio de brincadeiras fáceis para se fazer em casa.
O material conta com 25 opções de atividades que fazem parte da tradição oral brasileira adaptadas para a realidade atual. A ideia é que o material sirva de inspiração e as sugestões possam ser melhoradas e ajustadas conforme o contexto de cada lar.
O conteúdo, disponível em forma de curso online de duas horas, contém vídeos, áudios e e-book. Também há dicas para garantir a diversão de forma leve para toda a família. O material conta com o apoio técnico do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
“É verdade que brincando as crianças aprendem sobre elas mesmas, sobre o mundo e o que está ao seu redor. Além de aprender, elas nos dizem muitas coisas enquanto brincam, pois externam, a partir do universo simbólico, como elas estão se sentindo”, explica a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.
Algumas dicas para garantir a diversão:
Semana Mundial do Brincar 2021 (SMB)
É uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. Em 2021, o tema da SMB é “Casinhas das Infâncias”, que busca valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração.
Itaú Social – Assessoria de Imprensa