De caráter multiprofissional, a antroposofia pode ser compreendida como um olhar para o ser humano que considera não somente estudos convencionais mas também uma abordagem que valorize o ser humano de forma integrada entre o pensar, o sentir e o agir
Promovido pela Tribo Educa, o IV Seminário de Pedagogias Sociais acontece neste sábado, 10 de julho, a partir das 8h. Neste ano, o encontro – que será totalmente online – tem como tema “SER humano: interesses e práticas pedagógicas curativas”.
O seminário é voltado para todos que queiram adentrar no universo da antroposofia e conhecer mais sobre suas práticas e diversas possibilidades pedagógicas (forma, informal e não-formal), além de encorajar transformações pessoais e sociais a partir de um novo olhar sobre o ser humano e sobre a educação.
A transmissão será ao vivo, apenas para inscritos e termina às 18h. No entanto, participantes que não puderem acompanhar no dia, poderão acessar o conteúdo na íntegra por até 30 dias. Mais informações como programação completa e valor da inscrição você encontra pelo site Tribo Educa.
Entre os convidados estão Alan do Amaral (Movimento Pindorama), Ivã Spolaor (Barbantear), Ana Verly, Marília Mader, Roberta Meirelles e Cristopher Bertoni (Colorido Único), Camila Carpentieri (Mundo pra Elas), Daniel Lopes, Karla e Luiza Coelho (Eu Crescendo Educa), e Ubirajara, Brenda e convidades do Boi Tricotado.
A mediação das mesas será feita por Aline França, organizadora do evento. Ela é educadora, psicopedagoga e coordenadora da Tribo Educação. Também é membro do núcleo regional da Aliança pela Infância de Sorocaba-Araçoiaba. Para Aline, o evento é uma boa oportunidade de construir uma jornada entre o pensar, o sentir e o agir. “Este seminário não é apenas para educadores, mas para todas as pessoas que querem realizar uma ação transformadora no mundo”, comenta.
O encontro virtual contará, ainda, com a educadora Ute Craemer, fundadora da Aliança pela Infância no Brasil e da Associação Comunitária Monte Azul. Ute é autora de uma série de livros que tratam de temas ligados à infância. “O que é realmente o ser humano? Como ele se coloca na vida e como se coloca diante de desafios como a pandemia ou outros desafios, econômicos, sociais, culturais ou do próprio sentido da vida? Seminários como este são importantes para debater justamente isso: como podemos lidar com todos estes desafios?”, reforça Ute.
O IV Seminário de Pedagogias Sociais conta com o apoio dos movimentos Aliança pela Infância e Caminhação.