Inspirações e experiências

Aprender

Entre 8 e 14 de março, Aliança pela Infância promove a Semana do Aprender

1 de março de 2021

De 08 a 14 de março, Aliança pela Infância promove a primeira edição da Semana do Aprender e convida todos a experimentar “O aprender encantado pela palavra humana”, através de reflexões, inspirações e atividades que podem ser realizadas de forma remota ou presencial, relacionadas ao tema. Todos podem participar criando e executando ações que valorizem a importância do aprender por meio do encantamento da palavra durante a infância. Não é necessário pedir autorização da Aliança pela Infância; basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #semanadoaprender #aprenderencantado. 

O “Aprender encantado pela palavra” é um convite para todos que queiram produzir inspirações e experiências de encantamento da palavra e da voz humana para a criança. É um chamado para nutrir a infância com leituras, histórias contadas, memórias compartilhadas, brincadeiras inventadas de sons e palavras, músicas e tudo mais que nos prepara para as trocas e relações com as quais atuamos no mundo e o mundo atua em nós. 

Quando a Aliança pela Infância se propôs a aprofundar seu olhar para questões essenciais da criança, o brincar livre já ocupava grande parte de sua atenção como fio condutor dos trabalhos e ações realizadas. Ao longo do tempo, como fruto de reflexões e de experiências compartilhadas, outras letras foram se encaixando ao lado do B de brincar, de forma quase mágica, para formar o ABCD encantado da infância, dando lugar  ao aprender, ao comer e ao dormir, atos cotidianos essenciais para uma infância plena.

Assim, nos últimos anos, a Aliança pela Infância vem expandindo sua agenda para além da Semana Mundial do Brincar, promovendo também as semanas do Aprender, do Comer e do Dormir, ações fundamentais – quando o tempo da infância é respeitado e esta é vivida em sua plenitude –  para que as crianças desenvolvam as potencialidades humanas que trazem em si.

Agora, considerando todos os eixos, o movimento propõe-se a estimular essas potências e provocar a capacidade que temos de aprender a dar sentido às coisas por meio da voz humana. Surge daí o tema da primeira Semana do Aprender –  O “Aprender encantado pela palavra”. Palavra que tem a ver com criação, com verbo criador, com criatividade e que remete, coincidentemente, à mesma raiz que forma a palavra criança.

Sabemos que a evolução do pensamento se estrutura a partir do entendimento e da permanente construção (e desconstrução) da linguagem. E é nesse contexto que é preciso olhar para a palavra como parte importante do processo de descobertas da criança não apenas na escola, mas também em todos os espaços que ela habita. Um aprender nutrido por suas mais diversas formas, que nos permite desbravar “mundos possíveis” em diálogo com a linguagem verbal, gestual, imagética ou musical.

Pela voz humana, a criança se apropria de palavras, de culturas e de formas de relação com o outro, o que deixa marcas na memória e constrói sua personalidade. Assim, estamos todos, o tempo todo, nutridos de significados que podem ser estimulados seja pela palavra-livro ou pela palavra-oralizada, como na beleza da convivência com a contação de histórias, com a poesia ou mesmo com o som das vozes na família.

Sabemos que, durante a pandemia, com as recomendações de distanciamento social, a convivência em núcleos familiares e pequenos grupos se tornou naturalmente intensa. Quem aqui não sente saudade da palavra que acalenta, não metalizada por encontros virtuais e mensagens de voz? Ao mesmo tempo, provavelmente também já sentimos saudade da palavra-silêncio, com tantas vozes compartilhando em um mesmo teto a desgastante rotina. Sabemos que tudo isso vai passar, mas deixará marcas ainda desconhecidas em cada um de nós e, sobretudo, no desenvolvimento da linguagem e relações sociais das crianças.

Por isso, Aliança pela Infância  vem nos incentivar a observar o aprender da criança por meio da palavra que  aconchega e embala desde o engatinhar da vida. Percorrer os vários caminhos da palavra que culminam na arte do encontro – de sentidos, de ideias, de histórias, de afetos, cuidados, ritmos, melodias e significados.  

Convidamos todos a, nessa semana, olhar nos olhos da criança e perceber na voz humana todas as possibilidades de refletir, duvidar, pensar, associar e ter critérios próprios ou ideias ressignificadas. E compreender que, ao escutar a voz humana, sua música, seu ritmo e suas entonações, a criança está explorando diferentes sentidos das palavras, de uma forma bonita, poética e, acima de tudo, livre.

Como participar

 

Nesta primeira edição da Semana do Aprender, a proposta é convidar a todos para reflexões, inspirações e experiências que valorizem a importância do aprender pelo encantamento da palavra humana durante a infância. Todos podem participar criando e colocando em prática as suas ações. 

Não é necessário pedir autorização da Aliança pela Infância! Basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância ao publicar nas redes sociais com a #semanadoaprender. Lembre-se de deixar a publicação “aberta”, ou seja, editar para o público para qualquer pessoa, dentro ou fora de sua rede de amigos, possa ver. Isso porque, queremos incentivar maior participação no processo de descoberta da criança não apenas na escola mas em todos os espaços que ela habita. 

Para isto, aqui vão algumas sugestões de como participar:

Você pode reunir crianças do bairro e ir à praça para ler e ouvir histórias, entre outras ações que possam acontecer em pequenos grupos e contextos seguros durante a pandemia, de acordo com a realidade de cada local.

 

A Semana do Aprender também pode acontecer na sala da sua casa, com contação de histórias para as crianças. Vocês podem selecionar juntos as histórias preferidas das crianças, ou até combinar que será uma semana de novidades e novas histórias. O que vale é criar momentos especiais de convivência com a palavra.

 

Uma caminhada pelo bairro, se isso for seguro nesse momento na sua região, narrando o que você vê no entorno para as crianças, procurando miudezas e compartilhando impressões, também é uma linda maneira de conviver com a palavra.

 

Você representa uma escola ou instituição? Vale pensar em momentos de reflexão e formação para educadores e público adulto, ou mesmo atividades especiais com as crianças, para sair da rotina e celebrar o aprender encantado pela palavra humana.

 

Inspirada pela curadoria de livros da Aliança, você pode montar a sua própria coleção de obras e histórias especiais. Dá para pedir indicações de livros favoritos para educadores e equipe da escola, para pais e mães do bairro, para familiares…

 

E por que não valorizar a tradição oral, com histórias que podem ser passadas de pessoa para pessoa, mesmo que não estejam registradas em livros? Qual é aquela história que você sempre ouviu quando era criança? E aquela que você sempre contou para as suas crianças?

 

Outra dica é gravar um vídeo ou áudio contando uma história da tradição oral para você, para que isso fique registrado na sua família. Publique nas suas redes sociais com #semanadoaprender. Crie um grupo com outros pais, mães, educadores… para trocar entre vocês as histórias que marcaram sua infância.

 

Ou que tal gravar um vídeo para suas redes sociais, ou fazer um post, com uma reflexão sobre a relação das crianças e do aprender com a palavra humana? Marque a Aliança pela Infância.

Qualquer que seja a sua maneira de participar da nossa Semana do Aprender e valorizar a voz humana nas relações com as crianças dos seus círculos de relacionamento, vamos gostar muito de saber como foi a sua experiência. Registre em fotos ou vídeos e poste nas redes sociais com a hashtag #semanadoaprender #aprenderencantado. 

Acompanhe também nossas atividades da Semana no site, Facebook e Instagram da Aliança pela Infância. Participe! 

 

Baixe os materiais da Semana do Aprender:

Card  da Semana do Aprender

Artigos e entrevistas: 

Os alicerces da casa imaginária – Yolanda Reyes

Mãe poesia – uma entrevista com Yolanda Reyes

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br