Brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e acredita em novos mundos possíveis
Em 2022, a Semana Mundial do Brincar convida a todas e todos para “Confiar na força do Brincar”, tema escolhido para espalhar o brincar pelos quatro cantos do país como um ato transformador e essencial. A SMB acontecerá entre os dias 21 e 29 de maio e qualquer pessoa pode participar, criando e executando ações relacionadas ao tema.
Está na carta de princípios da Aliança pela Infância que “a infância é tempo de aprender a confiar“. Por isso, em 2022, quando o movimento completa 21 anos – sua ‘maioridade’, olhamos à nossa volta e, em meio a um contexto social tumultuado, revemos a nossa trajetória e voltamos nosso olhar para nossa essência: confiar que podemos proporcionar a nossas crianças uma infância plena e digna.
Nesta Semana Mundial do Brincar queremos reforçar nossa confiança no brincar como um ato essencial, que é da natureza da criança e uma força humana.Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo, que tudo pode ser melhor.
Também acreditamos no brincar que proporciona espaço para uma relação de confiança, respeito e reconexão com os elementos da natureza, com a terra, com o vento, com a água, e com a concretude da natureza que envolve a criança e que é envolvida por ela.
É preciso confiar que de uma semente plantada crescerá uma árvore. Queremos chamar a atenção para a importância de nutrir ação e linguagem lúdicas da criança, pois brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e acredita em novos mundos possíveis.
A criança ao brincar está aprendendo o tempo todo a conhecer as potências e limites do seu corpo, do espaço, das outras crianças e adultos. Por isso, nessa Semana Mundial do Brincar, queremos lembrar que o brincar é um mergulho na confiança da criança em si mesma, nos outros e no mundo. É assim que o invisível se torna visível, e que o impossível se torna possível.