Vem pra roda! Conheça o tema que vai nos reger em 2024

19 de dezembro de 2023

O ano de 2024 será marcado por um chamado para uma participação ativa e transformadora nos diferentes contextos da infância. O Movimento Aliança pela Infância apresenta o tema anual Vem pra Roda, com destaque para a Semana Mundial do Brincar, que acontecerá de 25 de maio a 02 de junho, sob o mote “No Ritmo do Brincar“. Esses temas emergem como uma convocação para que todos e todas se engajem mais na promoção de  ambientes que valorizem as infâncias em seus quatro atos essenciais, aprender, brincar, comer, dormir, todos estes atravessados pela cultura de paz.

A inspiração por trás dessa proposta nasceu da urgência em ativar a infância nos adultos, despertando uma consciência coletiva sobre a importância de criar um mundo em que as crianças possam viver o brincar livre de forma plena. “Vem pra Roda” ecoa como uma evocação, um chamado à comunidade,  e às memórias da infância de cada adulto para contribuir ativamente na construção de ambientes adequados, diversificados e inclusivos para as crianças brincarem livremente.

A roda, símbolo dessa campanha, é mais que um simples círculo. Ela é também a roda das danças circulares, das conversas, das cirandas, das dinâmicas nos trabalhos em grupo e de tantas manifestações culturais que estão presentes na ludicidade de todas as idades, mas que são tão características do imaginário das infâncias. A roda gira em torno de seu próprio eixo, mas não volta sempre para o mesmo lugar, ela é movimento que avança, dá as mãos e aponta para a coletividade e a renovação. 

Na roda, estamos todas e todos equidistantes do centro, somos iguais e pertencentes ao mesmo momento. Essa roda para a qual estamos chamando todas e todos representa a reinvenção de mundos para nossas crianças, um espaço inclusivo, que movimenta a vida e dá sentido ao ato de brincar. A roda é uma metáfora da união, do afeto e do amor, uma ciranda que organiza e dá o ritmo tão necessário para uma infância plena e digna.

No contexto do brincar, a roda torna-se um símbolo desse ritmo, que  se expressa em musicalidade e ancestralidade. O ato de brincar pode ser traduzido como a mais longínqua potência da vida humana, assim como a música, capaz de, ao mesmo tempo, provocar diferentes emoções e ser provocado por elas.. O brincar também pode ser compreendido como uma linguagem do afeto e da vitalidade, operando como uma verdadeira “ciranda da vida”, pois está nos ritmos das brincadeiras de roda e nas danças circulares, entre outras manifestações culturais de crianças e adultos brincantes ao redor do mundo. É na roda que se aprende a dar as mãos, nela a vida se organiza organicamente, e a humanidade exercita sua capacidade de compartilhar e, assim,  preparar  o futuro sustentável para as próximas gerações.

Ao propor “No Ritmo do Brincar” como tema da Semana Mundial do Brincar 2024, o movimento Aliança pela Infância enfatiza a importância de valorizar e fortalecer essa prática ancestral, promovendo a ideia de que o brincar é um elemento vital e essencial para o desenvolvimento das crianças e para a construção de uma sociedade mais humana, democrática e inclusiva.

“Vem pra Roda – No Ritmo do Brincar” é mais do que um tema, é um convite para que todas as pessoas participem ativamente na construção de um mundo mais acolhedor e amoroso para as crianças, reconhecendo o brincar como um direito fundamental e essencial para uma infância plena e digna em um mundo lúdico, equitativo e afetuoso. 

 

Semana Mundial do Brincar

Proposta pela Aliança pela Infância desde 2009, a Semana Mundial do Brincar integra uma agenda de semanas temáticas que acontecem durante todo o ano. A Semana do Brincar sempre ocorre em torno de 28 de maio, consolidada em 1998 pela ITLA como o Dia Internacional do Brincar. Em 2024, acontecerá 25 de maio a 02 de junho. Pessoas e organizações de todas as cidades podem, voluntariamente, idealizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades gratuitas.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br