Slider

Vem Brincar de Corpo e Alma na SMB 2018! Inscreva-se

3 de maio de 2018

É tempo de programar, organizar, inscrever sua ação e, é claro, brincar! A edição de 2018 da Semana Mundial do Brincar (SMB) acontece entre 20 e 28 de maio. Desta vez, o tema gira em torno da corporeidade da criança e também do que vai além da matéria e mergulha na essência: “Brincar de Corpo e Alma”. É um chamado sobre a importância da criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar. Assim, trabalhar respeito, responsabilidade, individualidade, criatividade e ludicidade com o corpo.

Ponto a ponto, com calma e atenção, os últimos temas da SMB vão se construindo e entrelaçando. Em 2017, a ideia de se perceber o ritmo vital da infância veio com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. No ano anterior, tratou-se do espaço e sua possibilidade de encantamento, com “O Brincar que Encanta o Lugar”. Em ambos, o convite foi de pensar o ser e estar no mundo, nesse contínuo tempo-espaço. Agora em 2018, a proposta é trabalhar a corporeidade e os sentidos, seguindo um trajeto que parte da alma e desemboca no brincar livre.

A criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo, sem precisar de muitos artefatos. Sentir o abraço da terra molhada entre os dedos dos pés descalços, vibrar com os toques e batuques das mãos criando ritmo pelo corpo, correr até dizer chega ou ficar imóvel, fechar os olhos e sentir a brisa no rosto. Brincar de imaginação em seu quintal interior, onde tem espaço para divagar, imaginar fantasias, ser fada ou herói.

 

Como participar

Vale lembrar que não é necessário ser núcleo da Aliança para participar da SMB. Trata-se de uma campanha aberta a todos que se sentem chamados por celebrar a importância do brincar livre para a infância. Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação – o importante é que ela seja gratuita. Basta preencher o formulário disponibilizado abaixo – não é necessário aguardar validação da atividade inscrita – e botar a ideia em prática.

A sugestão é que o proponente definia uma atividade que promova a ideia do brincar livre. São inúmeras as opções: parcerias institucionais, brincadeiras, mobilizações reais e virtuais, palestras, debates, produção de material de sensibilização, divulgação dos eventos, cursos de formação e atuação com o poder público e com a sociedade sobre a importância do brincar.

 

Agora é sua vez!

Fazer a inscrição* é simples, basta preencher o formulário abaixo. Para tirar qualquer dúvida e conhecer mais detalhes sobre a edição deste ano, leia o Guia da Semana Mundial do Brincar 2018 e aproveite para se inspirar e criar opções de atividades! 

* Observação importante: Qualquer dúvida, envie mensagem para: smb@aliancapelainfancia.org.br

 

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

 

Sobre a SMB

A Semana Mundial do Brincar (SMB) é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil em parceria com dezenas de outras organizações, seu objetivo geral é mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna.

Sua realização se dá por meio de brincadeiras, palestras, debates e mobilizações, que têm sensibilizado também a agenda política, já que muitas prefeituras a tornaram parte do calendário municipal. Todas as atividades da SMB devem ser gratuitas e cada participante atua da melhor forma que puder e estiver ao seu alcance.

O Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, por iniciativa da Associação Internacional de Brinquedotecas, e é celebrado em 28 de maio com a participação de crianças de idades e culturas diferentes. No Brasil, a Aliança pela Infância começou a difundir essa ideia há quase dez anos e a data acabou tomando conta de uma semana inteira, de forma autônoma, por atores sociais diversos.

Nos últimos anos, já se contabilizaram centenas de prefeituras engajadas e, só na última edição, cerca de 200 mil pessoas foram mobilizadas para o brincar. E a cada ano engajam-se mais e mais pessoas de todas as idades, bem como instituições que desejam promover o brincar na infância como forma de celebrar sua importância no desenvolvimento de todo ser humano.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br