SMB amplia mobilização de locais e visitantes em Alto Paraíso

27 de maio de 2019

Em seu quinto ano participando da Semana Mundial do Brincar, Alto Paraíso (GO) vivencia um crescimento da mobilização e do envolvimento da comunidade nas atividades.

Como já é tradicional na SMB local, as ações começaram com uma sensibilização para educadores, que aconteceu no dia 20 (segunda-feira). Cerca de 50 profissionais de projetos sociais e também escolas locais participaram. Luana Índia Villas Boas, representante do Núcleo da Aliança pela Infância de Alto Paraíso, explica que a intenção do encontro é aprofundar o tema do ano e ampliar a ação, já que os participantes podem ser disseminadores nos lugares onde atuam.

Este ano, serão realizadas atividades em escolas públicas – da cidade e da área rural – para crianças, adolescentes e até na EJA (Escola de Jovens e Adultos). Desde 2018, o núcleo mantém parceria com o IPEARTES (Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis), ligado à Secretaria de Estado de Educação, que atua como multiplicador em escolas da região. A Secretaria Municipal de Educação de Alto Paraíso também é parceira da SMB e incentiva a participação das escolas na mobilização.

“Esse momento é importante para gerar propostas tanto do brincar livre quanto com a inclusão de dinâmicas e jogos que tragam a valorização da diversidade, que é o tema do ano. Uma equipe de educadores de práticas corporais está desenvolvendo circuitos lúdicos pedagógicos para incentivar o brincar”, destaca.

Durante a semana, são realizadas brincadeiras em praças e ruas da cidade, tanto na região central – onde há grande fluxo de visitantes brasileiros e estrangeiros – quanto na periferia, com foco nos moradores locais. Na terça-feira (28), entre 9h e 11h, a atividade acontece na praça do skate, e na quinta-feira (30), no mesmo horário, o local de encontro é a Praça da Paz.  Nos mesmos dias, também irão acontecer atividades no bairro Novo Horizonte (rua Domingos Ferreira, esquina com IPEARTES), entre 15h e 17h.

Luana afirma que a SMB já é esperada na cidade e que muitos parceiros já organizam atividades voluntárias para enriquecer os encontros. “Além das atividades que realizamos, usando materiais simples como tecidos, tintas e giz, sempre aparecem pessoas que levam suas propostas. Acontecem oficinas de percussão, rodas circulares e atividades de teatro, circo e capoeira.” Ela destaca que o momento gera muita integração social e também geracional, com pessoas de todas as origens e idades envolvidas nas brincadeiras.

No final da semana, ainda é realizado um encontro especial para as escolas infantis na escola Waldorf Espaço Sofia. “´É uma forma de fechar nosso percurso com muita pureza. A trajetória inicia com a sensibilização dos adultos, brincamos muito durante a semana e terminamos com esse momento de devoção à essência da infância.”

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br