Semanal Mundial do Brincar 2021 acontece de 22 a 30 de maio

18 de março de 2021

Anote aí: em 2021, a Semana Mundial do Brincar acontecerá entre os dias 22e 30 de maio, com o tema “Casinhas das infâncias”. Qualquer pessoa pode participar, criando e executando ações. Não é necessário pedir autorização; basta fazer, registrar a atividade e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #smb2021 e #semanamundialdobrincar. Em breve, também disponibilizaremos em nosso site os materiais de identidade visual da Semana e um formulário para quem realiza atividades; com as informações enviadas vamos fortalecer a divulgação em nossos canais também.

Casinhas das infâncias

É natural das infâncias imaginar novos mundos e criar beleza com o brincar, arrumar, enfeitar, colorir. Mas, neste momento de pandemia, a Aliança pela Infância entende como essencial fortalecer esse brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das casinhas da infância – o castelo de areia, o esconde-esconde, a cabana de lençol, a casa na árvore – enfim, tudo o que pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar.

Por isso, em 2021, a Semana Mundial do Brincar encontra na imagem do brincar de casinha uma referência para olhar essa imaginação do que pode vir a ser e que vai organizando o mundo. O brincar que tem acontecido prioritariamente em casa, mas que possui tantas configurações quanto existem realidades e infâncias diversas no nosso Brasil. 

Em termos simbólicos, a casa é a fortaleza do humano. Todos nós precisamos de um teto em que possamos nos proteger, nos refazer e nos fortalecer. Assim, nesta edição da SMB, pretendemos despertar o olhar amoroso dos adultos para as “casinhas das infâncias” e um brincar que produz no coração das crianças o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. O brincar que reflete a cultura das infâncias porque é ancestral, não se ensina, mas se repete de geração em geração e vive nas cantigas e histórias, nos objetos da casa, nos brinquedos inventados, na poesia distraída do cotidiano.

Valorizar a casinha, a casa e as tradições do brincar em família, das brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração é a proposta desta SMB 2021. Com ela, entendemos as manifestações lúdicas do universo cultural das infâncias brasileiras como formas de cuidado e convivência, que podem curar e fortalecer a alma nesse momento de pandemia e turbulências.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br