Semana Mundial do Brincar registra atividades em 231 cidades de 24 estados do Brasil

31 de maio de 2023

Neste ano, a Aliança pela Infância registrou atividades em 231 cidades diferentes;  impactos desse envolvimento também refletiram nas mídias digitais

 

Durante a Semana Mundial do Brincar, a cidade de Alto do Paraíso (GO) realizou atividades como oficina de instrumentos, brincadeiras tradicionais afroindígenas e contação de histórias, além de sensibilizações sobre o brincar e a natureza para educadores da rede pública do estado

 

 

Em 2023, a Semana Mundial do Brincar alcançou números impressionantes de participação e abrangência. A iniciativa promovida pelo movimento Aliança pela Infância registrou 783 atividades que aconteceram em torno do tema comum – A Natureza no Brincar – em 24 estados nas cinco regiões do Brasil. 

O objetivo da SMB é celebrar o direito e a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. O evento é realizado desde 2009 pela Aliança pela Infância e desde 2014 conta com o apoio da tdh-A, parceira do movimento. A edição deste ano, realizada de 20 a 28 de maio, teve como proposta central estimular a conexão das crianças com o ambiente natural, despertando a curiosidade, criatividade e o cuidado com o meio ambiente. 

Embora não seja obrigatório, aqueles que organizam atividades durante a Semana Mundial do Brincar são incentivados a preencher um formulário de cadastro disponibilizado pela Aliança pela Infância. Isso permite que as atividades sejam inseridas na programação nacional divulgada no site e nas redes sociais da organização, ampliando a divulgação e fortalecendo a Semana Mundial do Brincar como uma agenda comum. 

Neste ano, o formulário reuniu 563 inscrições únicas, que registraram 783 atividades em 231 cidades diferentes. Vale destacar que, assim como nos anos anteriores, todas as ações propostas deveriam ser gratuitas, garantindo o acesso inclusivo das crianças de diferentes contextos sociais.

E os impactos desse envolvimento também refletiram nas mídias da Aliança pela Infância que, ano a ano, vem apresentando aumento em alcance e engajamento durante a SMB. Para se ter uma ideia, os acessos no site da Aliança pela Infância subiram 63% com relação à semana de 2022 e, no instagram, o alcance ultrapassou 920 mil pessoas, o que significa um aumento de quase 3.000% que no ano passado.  

Esses números refletem o engajamento e o interesse de pessoas de diversas localidades do país em promover e vivenciar momentos de brincadeira e conexão com a natureza. A diversidade de atividades e o alcance geográfico mostram a importância e o impacto da Semana Mundial do Brincar na mobilização em prol do brincar e do desenvolvimento infantil.

A pluralidade de iniciativas também chamou atenção, envolvendo brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras formas de interação lúdica. O convite para participar foi estendido a todos, não se restringindo apenas a espaços e organizações formalmente estruturados. Grupos de amigos, pais de um mesmo condomínio e organizadores de outras ações voltadas para a infância foram bem-vindos para se tornarem inspirações e ampliar essa rede. 

Conte sua experiência também

Você também pode relatar como foi a sua experiência nessa  14ª Semana Mundial do Brincar. Basta deixar o seu relato aqui. A Aliança Pela Infância também disponibiliza materiais para você se inspirar e seguir brincando. Acesse o Instagram @aliancapelainfancia e acompanhe o movimento pela infância livre.

América Latina

Ao mesmo tempo que ocorre no Brasil, a Semana Mundial do Brincar – ou Semana Mundial de Jugar – também acontece em nove países da América Latina, criando oportunidades para o brincar livre. Em 2023, diversas organizações parceiras da tdh-A participaram e incorporaram a semana em suas agendas.O evento foi realizado nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua e Peru.

ABC Encantado da Infância

A Semana Mundial do Brincar faz parte de uma agenda de semanas temáticas conhecida como ABCD Encantado da Infância, organizada pela Aliança pela Infância. Essa agenda inclui a Semana do Aprender, em março; a Semana do Brincar, em maio; a Semana do Comer, em agosto; a Semana da Infância e Cultura de Paz, em outubro; e a Semana do Dormir, em dezembro. Essas datas são previamente divulgadas no site e nas redes sociais da Aliança pela Infância, permitindo que todos se programem e participem das diferentes iniciativas.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br