Semana Mundial do Brincar ganha espaço no RS com aprovação de leis municipais

29 de maio de 2019

A programação durante a Semana Mundial do Brincar é crescente no Rio Grande do Sul e os municípios têm se mobilizado para tornar a iniciativa uma política pública. Esta semana, foi sancionada a lei que instituiu a Semana Municipal do Brincar em São Leopoldo. Foi o terceiro município da região do Vale do Sinos a aprovar uma legislação sobre o tema. O primeiro foi Novo Hamburgo, onde a lei já existe desde 2016; no ano passado foi a vez de Campo Bom.

A expansão da Semana como política pública vem acontecendo por influência da OMEP (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar). A presidente da OMEP de Novo Hamburgo, Rosane Romanini, afirma que a aprovação de leis municipais favorece a comunidade toda. “Quando há uma lei, os municípios desenvolvem ações que beneficiam a população de forma integral, não apenas em um ou outro espaço. Além disso, passa a ser parte do calendário de diversas secretarias”, destaca.

Para ela, o debate nas esferas governamentais tem feito com que os ocupantes de cargos públicos compreendam cada vez mais sobre a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e a criação de vínculos. A sanção da lei em São Leopoldo contou com uma cerimônia pública em que crianças foram chamadas a assinar a lei junto com o prefeito e depois participaram de um debate sobre o tema.

Novo Hamburgo

Rosane explica que o incentivo ao brincar em Novo Hamburgo já acontece há cerca de duas décadas. “Quando eu era professora em uma escola municipal promovíamos atividades para conscientizar o direto de brincar. Depois, a Omep de Novo Hamburgo começou a comemorar o Dia do Brincar e as ações foram crescendo ano a ano. Em 2016, foi realizado o XX Congresso de Educação Infantil na cidade, com cerca de 1.200 participantes e representantes da OMEP de todo o país, foi anunciada a aprovação da lei em Novo Hamburgo até como forma de influenciar outros municípios.”

Atualmente, a organização da Semana Municipal do Brincar de Novo Hamburgo envolve representantes de diversas secretarias, como Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Esporte e Lazer e até do departamento de Trânsito, que organiza o fechamento de ruas para a circulação de veículos para a realização de brincadeiras.

No próximo domingo, a OMEP organiza um evento de fechamento da semana no município, na Pista de Eventos, das 14h às 17h. Serão realizadas brincadeiras tradicionais inspiradas na obra do artista plástico carioca Ivan Cruz.

 

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br