Semana Mundial do Brincar 2018 já tem tema: vem brincar de corpo e alma!

16 de março de 2018

Estamos de olho no próximo ano! A Semana Mundial do Brincar 2018 acontecerá entre os dias 20 e 28 de maio e o tema norteador para a mobilização já foi escolhido: “Brincar de corpo e alma”. Essa proposta da Aliança pela Infância é um chamado para a criança estar inteira na brincadeira, na vivência e no desenvolvimento de seu ser e estar no mundo. Uma presença que pede espaço e tempo para o movimento, o gesto e o reconhecimento de seus sentidos.

Como uma colcha que se tece com calma e atenção, os temas da SMB vêm se enlaçando nos últimos anos de forma sútil, mas não menos potente. Em 2016, nos voltamos para o espaço e sua possibilidade de encantamento pelo brincar. Em 2017 avançamos para o tempo e o brincar que encanta o ritmo vital da infância. Em ambos tocamos o encantamento de ser e estar no mundo, nesse contínuo tempo-espaço.

Agora nos voltarmos para o corpo, um corpo que é uma construção encantada de significados. É hora de olhar para a corporeidade e a presença dos sentidos no brincar livre. Sem precisar de muitos artefatos, a criança pode e deve sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: brincar descalça, pular corda, correr, escalar, batucar no corpo, desenhar com o corpo, se tornar imóvel, cantar, imitar bichos e lugares, ser sombra de um corpo, de ser um e se identificar com os outros.

Por isso, a ideia de trabalharmos a responsabilidade e a criatividade com o corpo. Um corpo que é patrimônio de cada um e deve ser respeitado em sua individualidade e ludicidade, deve ser nutrido com alimentos para os cinco sentidos: o paladar, a audição, o olhar, o olfato e o tato. Todos alimentos de corpo e alma.

Passo a passo

A SMB acontece desde 2009 com apoio dos núcleos da Aliança pela Infância, parcerias públicas e privadas em espaços diversos: escolas, museus, ruas, praças, parques e outros. Onde existe espaço para crianças, adultos e brincadeiras é um possível lugar para a SMB. A proposta é para todos e qualquer um pode participar promovendo ações ou prestigiando eventos em sua cidade. A Aliança pela Infância oferece todo o suporte de preparação com instruções e material de comunicação para divulgação.

Fique de olho aqui em nosso Site e página no Facebook porque a partir de agora vamos divulgar data de inscrição para atividades, lançar o Guia SMB e postar outras informações importantes nesses canais de comunicação!

 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br