Semana do Comer 2023: por uma uma alimentação mais próxima da natureza

21 de julho de 2023

A Aliança pela Infância convida todas as pessoas que desejam o desenvolvimento pleno e digno das nossas crianças em harmonia com a natureza e o meio ambiente a participarem da Semana do Comer 2023, que ocorrerá de 07 a 13 de agosto. O tema desta edição é “A Natureza no Comer”. A campanha busca promover uma alimentação mais próxima da natureza, com reflexões e ações simples que podem ser realizadas em casa, escolas ou qualquer outro espaço.

A Semana do Comer 2023 é um manifesto por um tipo de alimentação que nutra nossas crianças respeitando todos os ciclos da natureza. O foco é valorizar escolhas alimentares conscientes, privilegiando processos de produção que respeitem o meio ambiente e reduzam a distância entre o que é cultivado e o que chega ao prato de cada criança. O tema destaca a importância do alimento orgânico e limpo, sem agrotóxicos, reconhecendo o direito das crianças a uma alimentação saudável e adequada.

Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens-USP), nos últimos dez anos o consumo de alimentos ultraprocessados pelos brasileiros aumentou em média 5,5%. Esse crescimento preocupante destaca a importância de buscar uma alimentação mais próxima da natureza, reduzindo o consumo desses alimentos que em sua maioria são sintéticos e artificiais.

Além disso, o Brasil enfrenta uma realidade de insegurança alimentar, com milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade. Segundo o relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2023”, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 21,1 milhões de brasileiros se encontravam em situação de insegurança alimentar grave no ano passado, o que representa quase 10% de toda a população brasileira. Em relação à América Latina, o Brasil possui mais da metade de todos os casos de crianças abaixo de 5 anos afetadas pela desnutrição.

É urgente garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alimentação saudável e próxima da natureza, em acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, e reconhecer que isso não é responsabilidade individual, mas também do estado na formulação das políticas públicas. A campanha da Semana do Comer 2023 defende ações públicas que favoreçam esse acesso, como políticas que incentivem a produção e distribuição de alimentos in natura e minimamente processados, tornando-os mais acessíveis em todos os contextos socioeconômicos. A desnutrição é sim uma condição de saúde grave, assim como é o déficit de natureza. E além da perspectiva da nutrição, as crianças que não têm o que comer ou que não estão sendo alimentadas de maneira saudável e adequada também estão sendo negadas de afeto, história, cultura, convivência e da sua própria natureza.

Aproximar a criança da natureza e oferecer uma alimentação baseada em alimentos naturais e plantas é aproximar a criança de um comer como ato político. A campanha enfatiza a responsabilidade de todos em apoiar políticas públicas que promovam o acesso equitativo a alimentos saudáveis em todas as regiões do Brasil. Lutar por tributos mais baixos sobre alimentos in natura em relação aos ultraprocessados, e incentivar a agricultura familiar e a alimentação escolar baseada em alimentos naturais são medidas essenciais para essa mudança.

Respeitar o tempo da natureza é transversal em todas as fases da alimentação das crianças, e em todas as camadas do tema natureza do comer. É importante aproximar as crianças da experiência do cultivo dos alimentos, por exemplo, em hortas urbanas, na vivência das roças e do tempo que um alimento leva do plantio à colheita, da terra até o prato. Vivenciar como os alimentos germinam e crescem, vivenciar como trabalham as mulheres e homens do campo. Vivenciar a sazonalidade e os tempos da natureza!

Ainda o tema Natureza no Comer celebra a amamentação como como um elo intrínseco com a natureza desde os primeiros momentos de vida, sendo parte integral de uma alimentação mais natural, saudável, consciente e sustentável para nossas crianças e o planeta, além de transcender a condição humana ao nos conectar à natureza animal como um instinto inato e fundamental de assegurar a sobrevivência das espécies, manifestando-se como um ato de afeto, amor e cuidado universal.

Ela é, também, um primeiro passo para uma introdução alimentar gentil que, relacionada ao brincar livre, pode ser um momento significativo para aproximar a criança da natureza e estimular uma relação saudável com a alimentação desde a infância, em uma oportunidade de permitir que ela descubra, explore e interaja com novos sabores e texturas de forma autônoma e natural, envolvendo o corpo todo. A introdução alimentar é um dos caminhos para a construção de uma relação positiva e consciente com a comida ao longo da vida.

Por tudo isso, “A Natureza no Comer” é um convite para todas as pessoas se juntarem a essa campanha por uma alimentação mais saudável e sustentável para nossas crianças e o meio ambiente. Desembalar menos e descascar mais é um caminho para estreitar nossa conexão com a natureza e promover um comer consciente.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br