Semana do Comer 2022: Nutrir de corpo e alma

4 de agosto de 2022

Como parte do calendário ABCD Encantado da Infância, a Aliança pela Infância realiza de 08 a 14 de agosto a Semana do Comer 2022, com o tema Nutrir de corpo e alma. Todo mundo pode participar, realizando atividades relacionadas ao tema em suas casas, escolas, praças, parques ou mesmo compartilhando nas redes sociais. A iniciativa é um convite para que familiares, educadores e amigos da infância possam refletir junto às crianças sobre a relações de confiança que se estabelecem nas muitas dimensões de comer. 

Durante a Semana do Comer, qualquer um pode produzir, compartilhar e disseminar inspirações. Todos também estão convidados a compartilhar suas atividades pelas redes sociais, com as hashtags #semanadocomer2022 ou #nutrirdecorpoealma. Entre as iniciativas sugeridas, podem ser realizadas junto às crianças receitas de família e refeições em família sem telas, além de atividades lúdicas relacionadas ao tema Nutrir de corpo e alma, como um passeio à feira mais próxima, piquenique, ou mesmo rodas de conversa com cuidadores que criam/criaram seus filhos em contexto de insegurança alimentar. Enfim, como elaborar as relações de afeto através da alimentação?

Do campo ao prato

Os vínculos de afeto que se estabelecem no preparo amoroso do alimento para a criança são também oportunidades de confiar na potência transformadora do que nos nutre. Preparo este que vai da terra ao prato, refletindo como hoje produzimos, distribuímos e consumimos alimentos, garantindo o direito da criança de se alimentar com qualidade.

Toda criança merece confiar que chegará em sua cozinha um alimento saudável, pronto para ser preparado com amor por seus cuidadores, através de tradições familiares e receitas de família que compartilhem um cozinhar que nutre corpo e alma. 

Falamos aqui do confiar na qualidade do alimento. Na busca por menos ultraprocessados cheios de aditivos químicos. No poder confiar em um alimento limpo de agrotóxicos. Enfim, em confiar que o alimento vai realmente nutrir a criança e provocar uma transformação positiva dentro dela. 

Do prato à mesa

Essa relação de afeto e confiança com o ambiente que começa pela terra e passa pela cozinha alcança, então, a importância do momento de uma refeição que permita partilhar, conversar, olhar nos olhos e compartilhar relações de confiança que se criam à mesa.

Também é preciso respeitar o tempo de cada criança: há aquelas que comem com alegria, que estabelecem uma relação de confiança com o ambiente, outras que em um primeiro momento desconfiam, rejeitam, e levam mais tempo para se abrirem à experiência de novos sabores. Neste contexto, é preciso paciência e generosidade: todo ato de comer é um ato de confiança. “Confio que o alimento vai me nutrir, vai gerar uma transformação positiva dentro de mim.”

A Amamentação é o primeiro momento de vínculo e de confiança da criança, que se dá por meio do alimento / leite materno. Depois, chega a fase de preparar o alimento e estabelecer vínculo de afeto e confiança com a criança. Vem, então, a consciência no momento da refeição, de sentar juntos à mesa em uma partilha, estabelece vínculos de afeto e sociais, e de conquista da confiança. 

Da mesa para o futuro

Comer bem, comer junto e com afeto muda a ideia de alimentação como algo somente com função biológica, mas coloca a refeição como uma experiência social, afetiva e de integração entre pares e olhar com esperança para o amanhã.

Na atual conjuntura socioeconômica, em que um em cada três brasileiros declara ter comida insuficiente para alimentar sua família e milhares de crianças estão passando por situação de insegurança alimentar, é preciso questionar: o que fazer para mudar esta realidade de que nem toda criança pode confiar que vai ter comida ao chegar em casa?  Como as crianças podem confiar que nós vamos cuidar do seu direito a uma alimentação adequada?

Mais de 125 milhões de brasileiros não têm comida garantida todos os dias. Nem em quantidade, nem em qualidade. E entre eles, 33 milhões efetivamente passam fome. A boa alimentação permite sonhar e alimenta, também, o propósito e a confiança em ser e estar no mundo. Porque de barriga vazia e sem um corpo bem nutrido, a criança não brinca, não aprende, não dorme, e não pode estar no mundo realizando sua plena potência de imaginar e criar novos mundos possíveis. 

É preciso pensar nas refeições que acontecem em lugares adversos e no poder da ação popular para alimentar a infância, permitindo que essa alimentação garanta a quem recebe a possibilidade de viver a infância de forma plena e digna e continuar sonhando.

ABCD Encantado da Infância

A Aliança pela Infância é um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância. Nosso compromisso é dar luz ao encantamento da infância, inspirar e oferecer experiências que mobilizem a amorosa atenção dos adultos sobre atos cotidianos das crianças, como o Aprender, o Brincar, o Comer e o Dormir.

Pensando nisto, realiza, todos os anos, semanas temáticas norteadas por este ABCD. Em 2022, todas essas semanas têm como tema norteador a confiança. A Semana do Aprender, realizada em março, teve como eixo “A infância é tempo de aprender a confiar”. Em abril foi a vez da Semana Mundial do Brincar, que trouxe o tema “Confiar na força do brincar”. Agora, em agosto, é a vez da Semana do Comer, que traz como mensagem “Nutrir de corpo e alma”. Haverá, ainda, a Semana do Dormir, em dezembro. Para acompanhar a programação do ABCD, siga as redes sociais da Aliança pela Infância. 

Qualquer um pode produzir, compartilhar e disseminar inspirações durante as semanas do ABCD Encantado da Infância. No caso da Semana do Comer, incentivamos compartilhar dicas e sugestões pelas redes sociais, com as hashtags #semanadocomer2022 ou #nutrirdecorpoealma. Entre as atividades sugeridas, podem ser realizadas junto às crianças receitas de família, contações de histórias, atividades lúdicas e muito mais.

 

Siga nosso instagram

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br