Semana do Brincar ganha força na Baixada Santista com leis municipais

17 de maio de 2019

Municípios da Baixada Santista têm fortalecido ano a ano as atividades realizadas na Semana Mundial do Brincar. Quatro municípios já possuem leis municipais tornando a Semana uma política pública e mais um deve aprovar em breve. O primeiro município a estabelecer a legislação estabelecendo a Semana Municipal do Brincar foi Santos, em 2015. Na sequência, vieram Itanhaém, Guarujá e Peruíbe. Em Cubatão, a lei já foi aprovada no Legislativo e aguarda apenas a sanção do Executivo.

Fabiana Riveiro, chefe da seção de Educação Infantil de Santos e Presidente da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP) da Baixada Santista, destaca que a inserção da temática do brincar como política pública vem sendo importante para fortalecer e respaldar as ações mesmo com mudanças de governos.

“A legislação faz com que o planejamento passe a permear diversas áreas da administração. A Semana ajuda a sensibilizar e influenciar (mudanças mais permanentes. Há atividades que continuam acontecendo ao longo do ano, como é o caso do fechamento de uma parte da avenida da praia em Santos à circulação de veículos aos domingos, quando são realizadas brincadeiras abertas à população”, afirma.

A OMEP vem sendo uma grande articuladora do tema do brincar em legislações municipais na região. Fabiana explica que mesmo nos municípios em que ainda não há leis, estão sendo desenvolvidas atividades durante a Semana Mundial do Brincar tanto em escolas quanto em espaços públicos.

Programação em Santos

Santos foi pioneiro entre os municípios da Baixada a incluir a Semana do Brincar no calendário da administração. Em 2014 a Secretaria de Educação e o Sesc realizaram atividades na SMB e, no ano seguinte, foi aprovada a lei municipal. Atualmente, a programação na administração pública vai além da Educação e envolve as Secretarias de Esportes, Governo, Cultura, Turismo e Cidadania. O comitê que organiza as atividades conta também com representantes do Sesc e da rede Marista de Solidariedade.

“Este ano, queremos que a semana reforce seu caráter de ocupar os espaços públicos. Temos atividades da orla ao alto do morro, por todos os lados da cidade”, afirma Fabiana. As escolas municipais e também a rede subvencionada também terão atividades todos os dias. A cada dia da semana, será feito o resgate de brincadeiras tradicionais de uma região do país, tendo como inspiração o Mapa do Brincar.

Para conferir a programação completa da Semana do Brincar de Santos, acompanhe a página no Facebook: https://www.facebook.com/semanadobrincaremsantos/

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br