Semana da Cultura de Paz 2021: somos sol e natureza

5 de outubro de 2021

A Semana da Infância e Cultura de Paz acontece de 11 a 17 de outubro. Qualquer pessoa pode participar, desenvolvendo ações simples relacionadas ao tema “Somos sol e natureza”, seja em casa, nas escolas ou quaisquer outros espaços. Ao final, registre sua atividade com fotos e vídeos e marque a Aliança pela Infância nas redes sociais, com a hashtag #spaz2021 e #SomosSoleNatureza. Leia mais sobre o tema:

A Aliança pela Infância convida crianças e adultos a participar da Semana da Infância e Cultura de Paz (SPAZ), que acontece de 11 a 17 de outubro, com o tema “Somos Sol e Natureza”. Todas as atividades são gratuitas.

A Semana da Infância e Cultura de Paz se materializa com ações, inspirações, experiências e mobilização coletiva sobre a importância do brincar e da infância na perspectiva da cultura de paz e da não violência. Essa abordagem reconhece que a cultura de paz está associada ao desenvolvimento infantil pleno e digno, num contexto ambiental e social mais harmonioso no qual crianças e adultos possam atuar no mundo a partir de valores de cooperação, tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência.

Ainda com as limitações da pandemia, que tal tirar uma semana para explorar com as crianças o milagre das sementes, o desenho das nuvens, as árvores que florescem na estação, e tantas outras formas de mostrar a serenidade com que a natureza vive seus ciclos, ainda que eles possam também ser fortes e transformadores?

A SPAZ é uma construção coletiva. Todos podem participar, criando e executando ações vinculadas ao tema com autonomia, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta fazer, registrar a atividade em textos, fotos ou vídeos e marcar a Aliança pela Infância nas redes sociais, com as hashtags #spaz2021 e #SomosSoleNatureza. Quem quiser, também pode encaminhar as informações da sua atividade para inclusão na programação do evento, através da página da Aliança pela Infância:

CLIQUE AQUI E CONTE PARA NÓS SUA ATIVIDADE DURANTE A SPAZ

 

SEMANA DA INFÂNCIA e CULTURA de PAZ 

Em 1997, a ONU estabeleceu o conceito de Cultura de Paz, conclamando que houvesse uma mobilização global de movimentos existentes para, juntos, transformar os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas.

A Semana da Infância e Cultura de Paz é a contribuição da Aliança pela Infância a esse apelo, celebrando a semana das crianças a partir das ações criadas e colocadas em prática com autonomia por todas e todos, como na Semana Mundial do Brincar.

Em termos práticos a SPaz21 propõe que o adulto – cuidador, família, educador, ou em qualquer outro papel – se reconheça como um agente desses valores da cultura de paz e da não violência, procure oferecer à criança condições de cultivar esse vínculo da infância com a natureza, apreciando com ela a generosidade com que a natureza nos acolhe. 

SOMOS SOL e NATUREZA

Em tempos de tanta inquietude e violência, é preciso mudar a forma como nos relacionamos com o planeta Terra. Por isso, trazemos a imagem do sol, grande foco de luz que dá calor e vida à natureza e lembramos que também a infância representa a luz que acolhe e humaniza a vida que se perpetua e se recria a cada momento. 

O tema escolhido para a SPaz21 reconhece que o desenvolvimento infantil pleno e digno está diretamente relacionado a um contexto ambiental e social mais equilibrado, no qual crianças e adultos possam atuar no mundo a partir de valores de cooperação, tolerância, respeito, empatia, acolhimento e não violência.

Somos todos natureza e podemos cultivar relações pautadas na cultura de paz ao olhar para o nosso corpo, nos reconectando e reconhecendo nossos ciclos internos, além de buscar uma convivência harmoniosa com o ambiente e em sociedade, a partir do respeito às diferenças e da valorização da diversidade. Com esse tema, queremos propor uma conversa sobre o papel “curativo” da natureza, de re-conexão com o próprio eu e de empatia com outros seres vivos.

Nesta edição, sugerimos como abordagens: 1)  O direito das crianças a um ambiente saudável, seguro, com urbanização, acesso a água limpa, saneamento básico, etc; 2) Os valores da cultura de paz cultivados desde a infância e como eles promovem uma outra relação com a natureza, ensinam mais empatia com os seres vivos e promovem uma relação respeitosa com tudo que nos cerca; 3) O reconhecimento da sabedoria das populações indígenas em sua relação com a natureza; 4)  A migração de populações devido a crises climáticas. O que a luta pela água e outros recursos naturais pode representar como ameaça à paz; 5) O aumento da violência doméstica durante a pandemia e as restrições ao brincar e ao desenvolvimento infantil durante o isolamento social; e 6)  A importância da natureza no ambiente de creches e espaços de educação infantil.

Desde 2020, a Aliança pela Infância realiza a  Semana da Infância e Cultura de Paz com o apoio da terre des hommes – Alemanha (tdh-A).

ALIANÇA PELA INFÂNCIA

Movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, a Aliança pela Infância atua para inspirar e oferecer experiências, por meio de produção e disseminação de conhecimentos, compartilhamento de saberes e por vivências significativas que valorizem o ABCD da Infância – aprender, brincar, comer e dormir – como base de uma vida plena e cheia de encantamento. Para isso, atua em rede, com seus núcleos, com pessoas e com a sociedade civil organizada. A Aliança pela Infância tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável e acredita que o humano precisa se embeber de infância para se humanizar.

O movimento surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1997 e chegou ao Brasil em 2001, pelas mãos da educadora Ute Craemer. Formada por instituições e pessoas envolvidas com os direitos mais essenciais da infância, participam da Aliança grupos em 11 estados do Brasil.

MODELO DE TEMPLATE

Separamos as referências para templates com a identidade visual da Semana da Infância e da Cultura de Paz, caso queira adaptá-la para sua cidade. Este material pode ser editado pela ferramenta Canva – versão gratuita, para contribuir com a divulgação da semana em sua cidade. ACESSE AQUI

 

Baixe as artes da SPAZ:

 

STORY

CARD QUADRADO

CARD HORIZONTAL

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br