Saiba como participar da Semana Mundial do Brincar

3 de abril de 2023

A Semana Mundial do Brincar 2023 acontece entre os dias 20 e 28 de maio de 2023 com o tema “A Natureza no Brincar”. O objetivo da SMB é fazer um chamado coletivo para a valorização do ato de brincar, reforçar sua importância para o desenvolvimento das crianças, e criar oportunidades para que o brincar aconteça. E o convite vale para todos: qualquer pessoa pode participar, inspirando e mobilizando ações relacionadas ao tema, desde que sejam gratuitas. 

Realizada pelo movimento Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar integra uma agenda de semanas temáticas que ocorrem durante todo o ano, conhecidas como o ABCD Encantado da Infância: a Semana do Aprender, em março; Semana do Brincar, em maio; Semana do Comer, em agosto; Semana da Infância e Cultura de Paz, em outubro; Semana do Dormir, em dezembro. As datas sempre são previamente divulgadas no site e nas redes da Aliança pela Infância.

Como realizar atividades durante a Semana Mundial do Brincar?

Pessoas de todas as cidades podem, voluntariamente, idealizar brincadeiras, palestras, debates, rodas de conversa e outras atividades em torno do tema comum – A Natureza no Brincar. As ações podem ser presenciais ou virtuais e ocorrer em escolas, parques, clubes, praças, bibliotecas, universidades, ruas abertas e onde mais a criatividade alcançar, desde que sejam ambientes seguros e acolhedores para as crianças. Todas as iniciativas propostas devem ser gratuitas.

O convite é aberto a todos, e não apenas a espaços e organizações formalmente estruturados. Um grupo de amigos de um mesmo bairro ou pais de um mesmo condomínio, por exemplo, podem participar, assim como organizadores de outros eventos engajados na pauta da infância, seja em sua localidade ou em outras cidades próximas, também bem-vindos para se tornar inspiração e ampliar esta rede.

Link para cadastrar atividade

O formulário de inscrição de atividades não é obrigatório, mas ao preenchê-lo você fortalece a Semana Mundial do Brincar e entra para o calendário nacional, divulgado no site e nas redes sociais da Aliança pela Infância durante a SMB. Acesse aqui.

Quem pode estar a frente destas atividades?

Qualquer pessoa pode organizar uma ação, sejam pais, educadores, cuidadores e outros amigos da infância. A SMB não tem dono! De modo geral, a Semana é centrada nas crianças, mas adultos também estão convidados a brincar. 

Uma dica é identificar pessoas com atuação com infância em sua cidade e convidá-las para fazer parte da Semana Mundial do Brincar, mobilizando atividades e divulgando-as em seus perfis nas redes sociais. Grupos de pais, educadores, lideranças comunitárias, comerciantes, organizações sociais, associações culturais, administrações públicas, artistas locais… todos podem contribuir na hora de realizar atividades e/ou disseminar a SMB. 

É preciso realizar algum cadastro?

Não é necessária a autorização da Aliança pela Infância para realizar atividades durante a Semana Mundial do Brincar. Porém, vale preencher o nosso formulário de cadastro de atividades, para que elas sejam inseridas na programação nacional que fica disponível no site e nas redes sociais da Aliança, impulsionando assim a divulgação como parte de uma grande agenda nacional. Isso fortalece a Semana Mundial do Brincar nos cenários locais e nacional, e permite potencializar iniciativas relacionadas ao brincar e ao desenvolvimento infantil. A inscrição estará disponível a partir do dia 10 de abril, neste site. E a programação nacional ficará disponível a partir de 22 de maio, sendo atualizada todas as noites, com novas atividades inscritas.

Já nas ações realizadas localmente, fica a critério de cada organizador/a pedir a participantes inscrição prévia ou não (como no caso de algum grupo que queira ter uma noção de pessoas que estarão presentes para preparar o material necessário para a brincadeira, por exemplo).

Posso usar a logomarca, card e outras peças de divulgação?

Não só pode como é convidado/a a fazê-lo sempre que puder. Caso queira elaborar materiais com a identidade visual da Semana Mundial do Brincar, fique à vontade. A identidade visual da Semana Mundial do Brincar 2023 pode ser utilizada em cartazes, banners, cards para redes sociais e outros materiais gráficos. Pedimos somente que não altere a logomarca e suas cores, isso padroniza e reforça a Semana Mundial do Brincar para todos. A identidade visual foi elaborada pela Oto Studio e a ilustração é de Veridiana Scarpelli. Não é obrigatório creditar, mas sempre que puder, será ótimo fortalecer o trabalho realizado.

Você pode divulgar sua ação enviando-a para jornalistas da imprensa escrita, rádios e TVs de sua cidade, assim como amigos de sua rede ou pessoas que falam bastante sobre temas relacionados à infância em suas redes sociais. Não se esqueça de deixar bem claro informações básicas de sua atividade como: o que será realizado, o dia, a hora, onde (presencial ou virtual) e quem é o público que quer alcançar. Mencionar os parceiros envolvidos que estão colaborando para tornar a ideia uma realidade também é muito importante na hora da divulgação.

LOGO SMB

CARD (png)

STORY

BANNER

CANVA COM ARTE E RECOMENDAÇÃO DE CORES E FONTES

TEXTO DE INSPIRAÇÃO: saiba mais sobre “A Natureza No Brincar”

Apresentação (slides) SMB 2023 – como participar

A Aliança pela Infância também elaborou um manifesto sobre o tema, confira abaixo. Lembre-se de sempre marcar nossas redes em suas postagens, para reforçarmos sua ação: facebook.com/aliancapelainfancia e instagram.com/aliancapelainfancia. Acesse e utilize estes canais para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância plena e digna. E não se esqueça: sempre que mencionar a semana, utilize a hashtag #SMB2023  #naturezanobrincar.

A Natureza no Brincar

Com esse mote, que faz parte do tema anual “Naturalizar” (leia mais aqui), a Aliança pela Infância convida todos a olharem para a natureza do brincar: sua substância, sua essência. Afinal, de onde vem o brincar? Como nasce o brincar?

Falamos, então, de um brincar que é espontaneidade e liberdade: o livre brincar, que parte dos interesses mais genuínos da criança e que aflora em sua maneira de se relacionar com o mundo à sua volta a todo o tempo e em toda a sua potência. Esse brincar que é linguagem da criança, que é jeito de investigar e criar, e que acontece muito além da brincadeira com começo, meio e fim.

E queremos olhar para onde está a natureza no brincar. Esse brincar livre é uma maneira de se relacionar com a natureza também, e de construir uma relação de respeito com ela. Entendemos que a criança é natureza, que todos os seres humanos de todas as idades são natureza, e o brincar é como a criança convive e se relaciona com os outros também.

Valorizamos amplas áreas verdes, pequenas áreas com elementos naturais, parques naturalizados, praias, pequenos quintais, hortas urbanas, riachos… Valorizamos que a criança possa realizar sua essência de brincar livre, descobrindo o mundo, aprendendo sobre seus limites e potências, construindo valores de sustentabilidade ambiental e respeito a todas as diferenças.

Essa valorização é também conscientização para que todas as crianças em todos os territórios tenham acesso a áreas naturais limpas e dignas, nos seus espaços de brincar e de viver todos os dias.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br