Que tal preparar com as crianças uma receita sem alimentos ultraprocessados?

7 de agosto de 2023

Pense nas receitas da sua família: naquilo que vocês sempre gostaram de preparar em casa em um lanche da tarde, num final de semana, ou em qualquer momento da rotina. Pode ser uma receita que passou de geração pra geração, ou que você aprendeu outro dia e que já se tornou um clássico em casa, porque as crianças comem com gosto. Neste ano, a Aliança pela Infância propõe que, durante a Semana do Comer de 2023, você se junte às crianças para preparar uma receita com um toque afetivo, excluindo alimentos ultraprocessados* e priorizando ingredientes naturais ao máximo.

A Semana do Comer acontece de 07 a 13 de agosto, com o tema “A Natureza no Comer”, saiba mais aqui. Nestes dias, queremos te incentivar a valorizar escolhas alimentares conscientes, privilegiando processos de produção que respeitem o meio ambiente e reduzam a distância entre o que é cultivado e o que chega ao prato de cada criança.  Queremos, também, incentivar que você se sente à mesa e coma em companhia, encontrando assim uma rotina de refeições regular e regada de afetos.

Após o preparo, como um gesto de cuidado com o outro, sugerimos presentear alguém do seu convívio com essa comida: a balconista da farmácia, o porteiro da creche, o sapateiro, a professora, a avó… ou até aquela pessoa em situação de vulnerabilidade ou moradora de rua. A ideia é escolher junto com as crianças quem será presenteada, nutrindo afeto tanto no preparo quanto no ato de presentear.
Preparar um alimento junto com as crianças é uma experiência educativa e prazerosa. Nessa atividade, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre a origem dos alimentos, seus benefícios nutricionais e como eles podem ser combinados para criar deliciosas refeições. Além de fomentar experiências sensoriais, essa interação proporciona um momento de conexão entre adultos e crianças, estimulando a autonomia, a criatividade e o apreço pelos alimentos naturais.

Guia Alimentar da População Brasileira

 

Outra dica da Aliança pela Infância para a Semana do Comer – e para o ano todo – é acessar o Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação cujo acesso é gratuito e que oferece diretrizes valiosas para uma alimentação saudável.
Este Guia é uma iniciativa do Ministério da Saúde em conjunto com o Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi lançado em 2006 e atualizado em 2014. A publicação recomenda privilegiar alimentos in natura e minimamente processados, limitar os processados e evitar os ultraprocessados. Também enfatiza a importância de comer em companhia, sentar à mesa e preparar refeições como recursos para uma alimentação saudável, preservando tradições e saberes.
E talvez um dos grandes diferenciais do Guia Alimentar da População Brasileira é que ele traz imagens e dicas para montar refeições respeitando a combinação de alimentos comuns a cada região do país.
Ao adotar as orientações do Guia Alimentar, podemos fazer escolhas conscientes e construir uma alimentação equilibrada e sustentável, garantindo uma melhor qualidade de vida para nós e nossas famílias.
* Alimentos ultraprocessados geralmente contêm excesso de sal, açúcar, gorduras e outros aditivos químicos para que tenham sua durabilidade estendida e pareçam mais apetitosos. Podemos identificá-los a partir da lista de ingredientes nas embalagens: listas enormes de ingredientes com nomes difíceis de compreender e que não podem ser reproduzidos em casa.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br