Que tal explorar a natureza no sono infantil?

4 de dezembro de 2023

De 04 a 10 de dezembro de 2023, a Aliança pela Infância celebra a Semana do Dormir, com o tema “A Natureza no Dormir”. Durante este período, serão trazidas reflexões e práticas para promover um sono revigorante e essencial para o desenvolvimento infantil.

Nosso corpo, afinal, é natureza. Observar os gestos e movimentos das crianças pode revelar muito sobre sua relação com os ciclos do sono, que evoluem à medida que crescem, ajustando-se aos novos horários de sono e vigília. A agitação diurna pode indicar uma energia recarregada após boas horas de sono, mas também pode ser um sinal de desconforto decorrente de noites mal dormidas.

Assim, nessa Semana do Dormir, propomos uma observação da natureza das crianças a partir de seus ritmos e ciclos. Como as estações do ano, ou o ciclo de vida de uma planta da germinação à frutificação, entendemos o dormir como um importante momento do ritmo da criança, de seu ciclo durante um dia. Respeitar o “tempo do dormir” das crianças e ajudá-las nesse processo, quando é preciso, é uma forma de respeitar também o ritmo da natureza e reconhecê-las como parte do mundo natural.

Durante a observação das crianças com quem convivemos, percebemos que não é apenas um grande bocejo que indica a hora de dormir. Cada criança tem seus próprios gestos e sinais únicos, como irritação e agitação, que podem ser expressões da diversidade natural de comportamentos relacionados ao sono. Para auxiliar pais e cuidadores, preparamos algumas dicas para contribuir com a boa relação das crianças com o sono. Confira:

 

Converse sobre o céu e a noite

Explore com as crianças a beleza única dos ritmos do sono assim como dia e noite revela a natureza ao nosso redor. Explore a magia do céu, mergulhando em conversas sobre as estrelas, a lua, seus mistérios e encantos.

Observe os marcadores temporais

Sintonize-se com o ciclo natural, curtindo com as crianças momentos especiais como o cair do sol ao fim de tarde. Vocês podem observar a transição do dia para a noite, as cores do céu e a chegada das estrelas.

Fique atento aos sinais do corpo

Além do bocejar, fique atento a outros sinais que as crianças possam demonstrar quando estão com sono, como mexer na orelha, fazer cachinhos no cabelo ou coçar os olhinhos. Cada gesto único revela o momento propício para o descanso.

Estabeleça uma transição suave entre o brincar e o dormir

Perto do horário de dormir, diminua gradualmente a luz, desligue as telas e leia uma história. Estabelecer uma rotina, como beber água, ir ao banheiro, escovar os dentes e preparar o travesseiro, ajuda na transição. Faça combinados simples, como “depois desta história, vamos dormir, tá bem?”

Recursos naturais para colaborar com o sono

Explore recursos naturais para criar um ambiente propício ao sono, como borrifar lavanda no quarto, tomar chá de erva doce ou fazer um travesseirinho de camomila. Além disso, ouvir o próprio corpo, praticando alongamentos, meditação, embalando a criança, fazendo exercícios de respiração ou, para quem é religioso, uma breve oração, pode ser relaxante.

Construa um calendário com as crianças, ou então um relógio de sol

Crie calendários ou relógios de sol para envolver as crianças na compreensão do passar dos dias. Isso pode transformar o aprendizado sobre o tempo em uma experiência afetiva.

Fale sobre o escuro, ele não precisa representar o medo

Deesmistifique o escuro, destacando sua serenidade. Abra um diálogo sobre como o silêncio e o escuro podem ser reconfortantes, convidando as crianças a explorar a tranquilidade.
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br