Prefeitura de Viçosa (MG) inclui semana municipal do brincar em calendário oficial

29 de maio de 2020

A Prefeitura de Viçosa (MG) escolheu um dia simbólico para tornar lei a Semana Mundial do Brincar no município. Ontem, dia 28 de maio, data em que se comemora o Dia do Brincar, o prefeito Ângelo Chequer se reuniu a secretária de educação, Ana Monteiro e as professoras Sarah Rocha, representante do núcleo da Aliança pela Infância em Viçosa e Vanilda Bastos, para celebrar a inclusão da SMB no calendário oficial de atividades municipais.

Segundo Ângelo, a aprovação da Semana demonstra que há uma preocupação constante do poder público local com o bem-estar, educação e conforto das crianças.

“Como secretária da educação e, principalmente, como educadora infantil, em nome de toda equipe da Secretaria Municipal de Educação, fico muito honrada em presenciar a assinatura do decreto da semana municipal do brincar, que ratifica o direito especial das crianças desse brincar livre e espontâneo”, afirmou Ana.

“Para nós é uma alegria muito grande estar aqui nesse dia, comemorando esse momento tão especial e aguardado por nós. É uma consolidação das ações do núcleo da Aliança poder falar sobre o brincar que é tão importante para as crianças, chamando atenção para que os adultos saibam que é um direito da criança e que elas merecem que seja cumprido”, disse Sarah.

Segundo a professora Vanilda, as ações do município em torno da Semana Mundial do Brincar tiveram início em 2014, ainda que de forma tímida, com participação de poucas escolas e crianças. Com o apoio do Núcleo da Aliança pela Infância, a mobilização cresceu e, em 2019, foi realizado um grande evento na região com apoio da prefeitura.

“Com esse decreto pretendemos que todo ano possamos atingir um público maior de crianças e valorizar cada vez mais a brincadeira.”  

Com a determinação, Viçosa junta-se a diversas cidades brasileiras que já contam com a semana do brincar institucionalizada no calendário oficial de ações do município, como Curitiba (PR), Novo Hamburgo (RS), São Leopoldo (RS) e Campo Bom (RS),  Olinda (PE), Campo Grande (MS), o estado do Mato Grosso, e mais de dez municípios em São Paulo. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br