Prefeitura de São Paulo participa da Semana Mundial do Brincar, veja programação

20 de maio de 2023

O brincar é fundamental para o desenvolvimento integral e garantia de relações saudáveis e afetivas para as crianças, seus cuidadores e sua rede de apoio. Nesse contexto, entre os dias 20 e 28 de maio de 2023, acontece a Semana Mundial do Brincar, com o tema “A Natureza no Brincar”. Qualquer pessoa pode organizar uma ação, sejam pais, educadores, cuidadores e outros amigos da infância, sem obrigatoriedade de vínculo com alguma instituição. Confira a agenda geral aqui.

Na cidade de São Paulo, a Prefeitura também adere à SMB a partir do dia 22, com atividades em diversos espaços e regiões da cidade, abertas a todos os públicos, todas gratuitas. Em algumas das atividades promovidas pela Prefeitura, é necessário realizar inscrição prévia. Para participar, é recomendado comparecer aos locais com 30 minutos de antecedência.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Brincar é um direito!

Em diversas cidades brasileiras, a Semana Mundial do Brincar é lei, a fim de garantir a todos que se interessam pela cultura do brincar que o evento aconteça, promovendo políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar. Na cidade de São Paulo, o evento faz parte do calendário oficial da cidade e é elaborado no âmbito da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, estimulando o brincar como parte do desenvolvimento de toda criança. A programação oferece às crianças e a todos aqueles que convivem com elas atividades abertas e gratuitas em espaços públicos como bibliotecas, CEUs e parques municipais. 

(Acesse o guia Como implementar a Semana Municipal do Brincar em sua cidade)

Agenda intersetorial

Em São Paulo, a SMB 2023 promovida pela Prefeitura é intersecretarial, com participação da SEME, SGM/SEPE, SME, SMADS, SMS, SMDHC, SMIT, SVMA, SMC, SMPED, SMUL, SMT e SEHAB. A programação oficial oferece às crianças e a todos aqueles que convivem com elas atividades abertas e gratuitas em espaços públicos como Centros Esportivos, bibliotecas, CEUs e parques municipais. 

É o caso, por exemplo, das atividades organizadas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com trilhas, oficinas, pintura, jogos, mímica, teatro infantil e caça ao tesouro, nos parques Linear Ribeirão Cocaia, Jardim Prainha, Central do Itaim Paulista, Severo Gomes e Lions Tucuruvi. Chácara do Jockey, Raposo Tavares, Buenos Aires e Paraisópolis, assim como a sede da UMAPAZ, no Viveiro Manequinho Lopes, e o Planetário do Carmo também terão atrações para as crianças.

Abertura da SMB São Paulo  

Na segunda-feira (22), será realizada a abertura da Semana do Brincar em São Paulo na sede da UMAPAZ, que fica  na Avenida Quarto Centenário, 1268 (Parque do Ibirapuera, Portão 7A), das 9h às 16h. Haverá duas mesas de discussão com representantes de organizações e escritores que atuam com a temática “O brincar e os elementos da Natureza”, que dialoga com o lema da Semana do Brincar deste ano: “A Natureza no Brincar”.  

O evento será aberto ao público no auditório que tem capacidade para 150 pessoas. Por isso, para participar, será necessário preencher o Formulário de Inscrição.

Impactos do racismo no desenvolvimento infantil 

No dia 24 de maio, também como parte da Semana Mundial do Brincar 2023, a Prefeitura de São Paulo vai realizar, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Promundo, o evento “Caminhos para uma Primeira Infância antirracista”. Com o objetivo de reunir profissionais que atuam diretamente com famílias e crianças na primeira infância, o encontro acontecerá das 9h às 12h no auditório da Prefeitura de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 (Edifício Matarazzo, 7º andar), e compõe a programação oficial da Semana Municipal do Brincar. Mais informações aqui.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br