Pioneiro na SMB, município de Resende vê o brincar ganhar espaço

7 de junho de 2019

 

Antes mesmo de a Semana Mundial do Brincar ser criada, o município de Resende (RJ) já realizava atividades no Dia do Brincar (28 de maio), com incentivo da Aliança pela Infância. Nessa trajetória de quase 15 anos, o tema vem ganhando espaços públicos e privados e ampliado o debate sobre a importância do brincar na cidade e na região.

Valdete Azevedo, que coordena o Ser Criança, como é chamado o Núcleo da Aliança pela Infância de Resende, conta que começou a realizar atividades quando estava  na Secretária Municipal de Educação do município, em 2006, e depois continuou promovendo debates e atividades como professora de pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco.

Nessa trajetória, ela acredita que o brincar está ganhando adeptos e importância na cidade e que já há muito a comemorar. Há quatro anos, Resende aprovou uma lei municipal instituindo a Semana Municipal do Brincar no calendário e fazendo com que todas as escolas passassem a realizar atividades durante a semana.

“Este ano tive uma surpresa muito feliz: um grupo de pessoas organizou voluntariamente uma atividade em um parque durante a Semana Mundial do Brincar. Foi muito bom porque na mesma data, nós, do núcleo, já iriamos fazer brincadeiras em um distrito. Então, tivemos brincadeiras acontecendo em dois locais no mesmo dia”, afirma.

O Núcleo de Resende também promoveu um seminário regional nos dias 31 de maio e 1º de junho, que na abertura contou com a presença do prefeito e do reitor da faculdade e uma palestra da educadora Léa Tiriba. O encontro reuniu educadores locais e de municípios da região para oficinas. “Esse é um momento muito importante de pensar sobre a importância do brincar e as consequências do não brincar. Contribui para disseminar as ações para a região. Hoje já sabemos que vários municípios vizinhos têm realizado a Semana do Brincar.”

Outra ação que já é tradicional no calendário da região é o seminário “Brincadeira é Coisa Séria”, que acontece anualmente após a SMB. Este ano, será no dia 15 de junho, no campus da Associação Educacional Dom Bosco.

“A Semana Mundial do Brincar é um momento de mobilização, mas brincar é todo dia. Por isso, fazemos atividades o ano todo. Pelo menos uma vez por mês promovemos brincadeiras em praças e parques da cidade”, afirma Valdete.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br