Núcleo da Aliança pela Infância em Holambra oferece formação para a SMB

13 de abril de 2018

Marque na agenda! No próximo sábado, dia 14, o Núcleo de Holambra da Aliança pela Infância irá organizar uma reunião de formação com o tema “Brincar de Corpo e Alma”.

Trata-se do tema da Semana Mundial do Brincar (SMB) 2018. O encontro, destinado a educadores, professores, profissionais envolvidos com a educação no geral e pessoas interessadas em organizar atividades durante a SMB, tem como objetivo inspirar e compartilhar possibilidades de atividades com os participantes.

A psicóloga e voluntária do Núcleo, Andréa Prequero, conta que a ideia é pensar sobre o tema e discutir como ele pode ser trabalhado com as crianças durante a Semana. A capacitação terá início com a apresentação da Aliança pela Infância e do Núcleo de Holambra.

Em seguida, serão realizadas atividades como se os presentes fossem as crianças. Andréa explica que esse é um movimento de fazer com que as pessoas possam experimentar a brincadeira e relembrar o que é brincar, já que é comum encontrar adultos que não brincam mais.

Além disso, Andréa ressalta que todos esses movimentos têm um objetivo em comum de mostrar que é possível organizar uma programação de brincadeiras mesmo sem muitos recursos, basta ter vontade de fazer acontecer. Por isso, será priorizada a organização de atividades com elementos simples, como corda, bola, cones e outros.

Danças de rodas, contação de histórias e uma vivência sensorial, com uma atividade dedicada a estimular cada sentido, serão alguns dos tópicos programados para a formação.

O encontro deste ano também contará com um momento de planejamento em grupos: as educadoras poderão planejar as atividades que realizarão em suas escolas durante a Semana Mundial do Brincar e contar com o apoio e orientação de Andréa e da também psicóloga e facilitadora do curso, Gaciene dos Santos.

A formação acontecerá no dia 14 de abril, das 8h ao meio dia, no Espaço Cultural Terra Viva.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br