São Paulo: neste domingo, 28, acompanhe a sessão comentada documentário “Dos 3 aos 3”

27 de maio de 2023

Após a exibição haverá um bate papo com especialistas na abordagem Pikler; evento ocorre durante a Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar está a todo vapor em São Paulo, e uma dica imperdível para este domingo é a sessão comentada do documentário “Dos 3 aos 3”. O filme será exibido neste dia 28 de maio, Dia Mundial do Brincar, às 16h30, no Cine Satyros Bijou, localizado na Praça Roosevelt, nº 172. O evento contará com a participação de duas estudiosas da Abordagem Pikler, Suzana Soares e Carmen Moraes, que farão um bate-papo com o público após a exibição.

O documentário “Dos 3 aos 3” é uma obra audiovisual que retrata o crescimento de Ravi, desde os três meses até os três anos de idade, destacando os cuidados atenciosos e amorosos de sua mãe, Bianca Bethonico. O filme é uma parceria entre Bianca, que é pedagoga e estudiosa da Abordagem Pikler, e Pablo Lobato, artista plástico e cineasta. A obra apresenta aprendizados inspirados na abordagem educativa da pediatra húngara Emmi Pikler, conhecida por sua ênfase no desenvolvimento infantil baseado no cuidado afetivo e na autonomia da criança, estabelecendo uma relação de confiança e interação.

Ao longo da primeira infância de seu filho, Bianca aplica os princípios e ensinamentos de Emmi Pikler, enfatizando o respeito à individualidade dos bebês, a promoção da autonomia por meio do brincar livre e a presença amorosa nos momentos de cuidado. Essas práticas fortalecem os vínculos e estimulam o pleno desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança.

As especialistas que participarão da sessão comentada são Suzana Macedo Soares, especialista em Educação Infantil e Eutonista, e membro fundadora da Associação Pikler Brasil. Ela é autora do livro “Vínculo, Movimento e Autonomia – Educação até 3 anos” (2017) e dirige o Ateliê Arte Educação e Movimento na cidade de São Paulo, onde realiza encontros para pais e bebês de 3 meses a 3 anos. Carmen Moraes, por sua vez, é psicóloga clínica especializada no atendimento de mães e bebês. Ela fez cursos na renomada Associação Pikler Lóczy de Paris e coordenou um grupo de estudos sobre a abordagem Pikler para psicólogos e pedagogos no Instituto Fazendo História. Carmen também é tradutora de artigos de pesquisadores piklerianos e parceira do Ateliê Arte Educação e Movimento desde 2016.

Carmen e Suzana são especialistas na abordagem Pikler e vão fazer um bate papo após uma sessão do documentário neste domingo, em São Paulo

Em cartaz pelo Brasil

A sessão em São Paulo neste domingo tem a participação especial de Suzana e Carmen, mas o documentário “Dos 3 aos 3” está em cartaz de 25 a 31 de maio, com exibição em outras salas de cinema pelo Brasil. Confira abaixo os locais e horários:

ARACAJU – Cinema Vitória (Sexta, às 15h)

BELO HORIZONTE – Una Cine Belas Artes (13h50, exceto segunda)

FLORIANÓPOLIS – Paradigma Cine Arte (14h)

FORTALEZA – Cinema do Dragão (Quinta a sábado às 15h40, domingo às 15h, 3a às 17h e 4a às 1Uh)

GOIÂNIA | estreia – Cine Cultura (Quinta a domingo às 17h15 e 2a a 4a às 14h20)

MACEIÓ | pré-estreia – Cine Cultura Arte Pajuçara (3a às 18h30 – pré-estreia seguida de debate)

NITERÓI | estreia – Cine Arte UFF (Quinta às 15h, domingo às 14h e 3a às 18h10, *sessão comentada)

PALMAS – Cine Cultura (Quinta a dom a 14h30)

SALVADOR – Circuito Saladearte – Cine Paseo (13h10)

SÃO PAULO – Espaço Itaú de Cinema Augusta (14h) – Cine Satyros Bijou (domingo às 1Gh30 – sessão comentada)

 

Para acompanhar nas redes:

@Dos_3_aos_3 é dirigido por @pablolobato_br, produzido pela @claroescuro.studio, distribuído pela @embaubafilmes e possui trilha de @raphaelupo.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br