Veja o que Museu de Arte Moderna de SP preparou para a Semana Mundial do Brincar

17 de maio de 2023

O brincar encanta todos os lugares! A programação super especial do MAM nessa #SMB2023 mostra que o museu também é lugar de acolher a natureza da criança, e que tem muito espaço para as culturas da infância no universo do museu. Olha só o que o MAM preparou.

Você pode escolher passar momentos gostosos com o seu bebê em uma experimentação com tintas naturais, produzidas de forma caseira com materiais naturais e comestíveis, para estimular que o bebê explore diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir com o mundo ao seu redor.

Ou que tal uma narração de histórias com música, caracterização, e dança sobre heroínas negras, para crianças a partir de 3 anos? Vai ter também narração de contos que falam de diversidade pela perspectiva do arco-íris como elemento plural.

Educadores, pesquisadores e artistas podem participar de uma formação sobre a brincadeira como prática antirracista, que irá propor, a partir da poesia e brincadeiras, criar outros imaginários acerca da mitologia Orixás para crianças. Confira a programação:

23/05 (ter) às 14h30

Família MAM + Semana Mundial do Brincar + Arte e Ecologia
Experimentação com tintas naturais para bebês com MAM educativo
A partir de tintas produzidas de forma caseira com materiais naturais e comestíveis (trigo, maisena, gelatina, frutas e condimentos), a atividade voltada para bebês de 0 meses a 2 anos é um estímulo à experiência de diferentes expressões e maneiras de se relacionar e interagir do bebê com o mundo à sua volta.
Atividade presencial e gratuita, para bebês de 0 meses a 2 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.

24/05 (qua) às 19h

Contatos com a arte + Semana Mundial do Brincar
Xirezinho, a brincadeira como prática antirracista com Priscila Obaci
Xirezinho é um diminutivo de Xirê, palavra Yorubá que significa brincadeira. É importante que nossas crianças possam ter contato com diversas culturas e saberes a partir da ludicidade. A ação propõe a partir da poesia e brincadeiras criar outros imaginários acerca da mitologia Orixás para crianças.
Sabemos que a literatura é um veículo de produção de imaginário e pode de forma secundária instituir acesso a diversos conhecimentos que propiciam a crianças um olhar mais diverso e plural. É sabido que historicamente as culturas, filosofias e religiosidades africanas são perseguidas e criminalizadas em nosso país, porém é necessário quebrar essas barreiras e entender que mitologias africanas devem e podem ser incorporadas em nossos campos de conhecimentos como, por exemplo, mitologias gregas.
A formação tem o objetivo de apresentar algumas Yabás ( Orixás femininas) a partir do elemento água e fazer uma relação com o meio ambiente, ancestralidade negra e potencializar práticas anti racistas.
Priscila Obaci é artista e educadora. Mãe de Melik Rudá e Bakari Mairê. Transita entre teatro, dança e poesia. Formada em Comunicação das Artes do Corpo – PUC – SP. Pós graduanda em musicalização infantil. Professora da Dança Materna. Matrigestora de KISÂNSI- Consciência corporal para Mães – Bebês – Pais e XIREZINHO- Os Bebês e a natureza , atividades sensoriais/lúdicas que tem o candomblé como base pedagógica e filosófica. Integrante do núcleo Black Babywearing Brasil – Carregar Preto e Umoja. Redatora e Social Média no Estúdio Gemma de Criação. Autora de Poesias Pós Parto (2020 – Oralituras) e a Calimba e Flauta em co- autoria com Allan da Rosa.(2012 – Edições Toró)
Atividade virtual e gratuita, para professoras(es), educadoras(es), pesquisadoras(es), estudantes e artistas, aberta ao público e colaboradores do MAM. Inscrições online no site oficial do mam. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48hs de antecedência. Para emissão de certificado, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br após a atividade, com comprovante de inscrição em anexo.

27/05 (sáb) às 15h

Família MAM + Semana Mundial do Brincar
Heroínas Negras com Agbalá Conta e Giselda Perê
A cabaça Agbalá vai esparramar histórias de diferentes mulheres negras africanas e brasileiras que tiveram grande contribuição para a história, cientistas, guerreiras, inventores e artistas. A narrativa nos conduzirá por uma viagem de grandes feitos, conquistas e sabedorias. Com música, caracterização, e dança. Heroínas negras é uma apresentação dinâmica e cheia de nuances de encantamento e valorização. Em cada dia serão apresentadas histórias de Heroínas de diferentes regiões.
Atividade presencial e gratuita, para crianças a partir de 3 anos, acompanhadas de suas(eus) responsáveis. Inscrições com 30 minutos de antecedência com o MAM Educativo na recepção do museu. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.

28/05 (dom) às 15h

Domingo MAM + Semana Mundial do Brincar
Pelas cores do arco-irís com o grupo Os Tapetes contadores de Histórias
Por meio de seus tradicionais tapetes artesanais – criados ao longo de duas décadas na França, Brasil e Peru – o grupo convida os pequenos a uma viagem por contos que falam de diversidade pela perspectiva do arco-íris como elemento plural. Para tratar da singularidade e potência de cada cor presente em nossa esfera cromática, o grupo narra o
conto popular japonês “A princesa Ratinete”, o conto tradicional africano “Como o Sol passou a brilhar no mundo”, o conto brasileiro “A Nuvem e o Arco-Íris” e o conto francês “Paulaute pinta peixes coloridos”
Desde 1998, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias costura e conta histórias com tapetes e outros cenários de tecido, correspondentes a contos autorais e populares de origens diversas. O grupo é fundador no Brasil na técnica de costurar e contar histórias com tapetes artesanais, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. Desde 1998, o grupo produz e realiza sessões de contação de histórias, espetáculos, oficinas de formação de contadores, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro. Referência internacional na pesquisa sobre infância e cultura, oralidade e artes visuais, intersecções entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas em várias cidades do Brasil, e em outros países como Austrália, México, Espanha, França, Portugal, Benin, Marrocos, Peru, dentre outros.
Atividade presencial e gratuita, livre. Sem inscrições. Para intérprete de Libras ou audiodescrição, solicitar pelo e-mail educativo@mam.org.br com até 48h de antecedência. A participação nas atividades educativas garantem a gratuidade nas exposições do MAM.
Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br