Inspirações e experiências

2023

Ouça dois podcasts sobre Infância e Cultura de Paz

20 de setembro de 2023

Na edição 2022 da Semana da Infância e Cultura de Paz 2022, o movimento Aliança pela Infância, em colaboração com o Brasil de Fato e com o apoio de tdh-A, lançou dois episódios de um podcast que aborda temas essenciais relacionados à infância e à promoção da cultura de paz. No ano passado, a SPAZ se dedicou a inspirar e incentivar ações que ressaltassem a importância de confiar na potência da infância e no ato de brincar como meios fundamentais para a construção de uma cultura de paz sólida e duradoura.

 

Episódio 1: “Cultura de Paz e Crianças em Contexto de Vulnerabilidade”

No primeiro episódio deste podcast, intitulado “Cultura de Paz e Crianças em Contexto de Vulnerabilidade”, os ouvintes têm a oportunidade de mergulhar em uma conversa esclarecedora sobre como promover uma cultura de paz em situações desafiadoras e com crianças em contextos de vulnerabilidade. Os convidados para esta discussão são Reinaldo Nascimento, especialista em Pedagogia da Emergência, e Luiz Kohara, representante do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos. Eles compartilham suas experiências e conhecimentos sobre como a infância pode ser um catalisador fundamental para a construção da paz. OUÇA:

 

Episódio 2: “O Brincar que Promove a Paz”

No segundo episódio, intitulado “O Brincar que Promove a Paz”, trazemos uma reflexão profunda sobre a importância do ato de brincar no desenvolvimento infantil e na promoção de um ambiente pacífico. Os convidados deste episódio são Tais Frois, pedagoga e fundadora do projeto Oca Infância, e Alexandra Contocani, profissional na área de Arte e Educação e fundadora do coletivo Oquecabeaqui?. Eles compartilharão suas visões sobre como o brincar pode ser uma ferramenta poderosa para criar laços sociais, empatia e resolução de conflitos. OUÇA:

 

Os dois episódios foram produzidos pelo Brasil de Fato e contaram com a pesquisa e roteirização de Sarah Fernandes, além do apoio em roteiro de Letícia Zero, Daniela Signorini e Tatiana Oliveira. A apresentação é feita por Sarah Fernandes e Camila Salmazio, com a captação de som por Lua Gatinoni e a sonoplastia por Emerson Ramos. A coordenação fica a cargo de Camila Salmazio, e a direção de jornalismo é de Nina Fidelis.

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br