Inspirações e experiências

Notícias

Fique por dentro: o surgimento e evolução da Semana Mundial de Aleitamento Materno

2 de agosto de 2019

Ontem, dia 1º de agosto, teve início a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Mas afinal, do que se trata essa mobilização? 

Realizada desde 2007 no Brasil, a iniciativa é mais antiga a níveis globais: a primeira edição da SMAM foi realizada em 1992 sob o nome de World Breastfeeding Week (WBW). 

Anualmente são trabalhados temas como sistemas de saúde, a mulher e o mercado de trabalho, o Código Internacional de Marketing de Substitutos do Leite Materno, suporte da comunidade, ecologia, economia, ciência, educação e direitos humanos, todos eles ligados ao aleitamento. 

Em 2016, a Semana passou a se alinhar com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial de Saúde (WHA em inglês) reforçou a WBW como uma importante estratégia de promoção da amamentação. 

A amplitude de temas e o reconhecimento da mobilização provam que o aleitamento não é um tópico restrito à mulheres. Por isso, o tema de 2019 é “Empodere os pais e possibilite a amamentação, agora e no futuro!”, em um movimento de sensibilizar e envolver toda a comunidade, não só a família mais próxima, na disseminação da amamentação. 

A equipe da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), organização responsável por criar a SMAM, afirma que a WBW é um movimento vibrante, que conecta o poder de uma pessoa ao poder de muitas. “Somente trabalhando juntos podemos fazer as mudanças que precisamos.” Além disso, reforça que a era dos ODS pede por integração. “É tempo de atores globais enxergarem a amamentação como a solução transversal que ela é”. 

Saiba mais sobre a iniciativa no site da World Breastfeeding Week e da World Alliance for Breastfeeding Action

 

*Imagem: UNICEF. 

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br