Inspirações e experiências

Aprender

Conheça 11 obras infantis que contemplam a representatividade para os pequenos

27 de novembro de 2020

A Aliança pela Infância existe para dar luz ao encantamento da infância e inspirar e oferecer experiências que assegurem o direito de todas as crianças a uma infância plena

Na infância, o livro pode funcionar como uma porta de entrada para o autoconhecimento. Por meio das primeiras leituras, meninos e meninas são levados a um caminho de construção das próprias identidades, aprendendo sobre seu passado e desenvolvendo ideias.

No entanto, não é tão fácil para todas as crianças se reconhecerem em muitas dessas histórias. Mesmo que o tema representatividade esteja em alta nos últimos tempos, a presença de protagonistas e autores negros na literatura infantil não é expressiva.

Nesse sentido, é preciso oferecer um amplo repertório para os pequenos desde cedo. E, assim, não corrermos o risco de apresentar, às crianças, apenas a versão eurocêntrica da história que não dá conta de contemplar a riqueza da diversidade.

Apresentamos agora 11 leituras indispensáveis. Vamos lá?

“Sulwe”, de Lupita Nyong’o (Rocco).
O livro discute o colorismo – variações da pigmentação da pele negra que se tornam alvo do racismo. A obra conta a história de Sulwe, uma garotinha que se sente triste por ter a pele mais escura que a de seus familiares. Após uma jornada mágica, a menina compreende que sua beleza é única.

“Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser”, de Lázaro Ramos (Carochinha).
Dan é um menino que tem dificuldade para nomear seus sentimentos e aprende com seu avô as histórias dos seus antepassados para compreender-se melhor.

“Obax”, de André Neves (Brinque-Book).
Ambientado em uma aldeia africana, o silêncio da noite se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias.

Meu Pai Vai Me Buscar na Escola, de Junião (Editora Zit).
Escrito e ilustrado pelo autor Junião, neste livro, a volta da escola se transforma em uma verdadeira aventura!

Um Lençol de Infinitos Fios, de Susana Ventura (Editora Biruta).
Este livro conta histórias cruzadas de adolescentes, em que cada um vive uma realidade porque vêm de lugares diferentes, mas algo os une.

Chapeuzinho e o Leão Faminto, de Alex T. Smith (Editora Brinque-Book).
Chapeuzinho é uma linda e esperta garotinha preta em um cenário mais atual. Na leitura, é possível sentir toda a magia desse conto mais pertinho da realidade.

Caderno de Rimas do João, de Lázaro Ramos e ilustração de Maurício Negro (Editora: Pallas).
Nesta história, o pequeno João encanta os leitores com suas rimas espontâneas e de temáticas diversas, apresentando, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido.

Rosa Parks, Coleção Black Power (Editora Mostarda).
Esta obra conta a trajetória de Rosa Parks, mulher que, depois de ser presa por ocupar um assento de ônibus reservado para pessoas brancas, deu início ao clamor popular que acabou com a política racista no transporte público dos Estados Unidos.

Martin Luther King Jr, Coleção Black Power (Editora Mostarda).
Esta obra conta a trajetória de Martin Luther King Jr, um dos principais líderes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e figura mundialmente conhecida por pregar a não violência e o amor ao próximo.

Nelson Mandela, Coleção Black Power (Editora: Mostarda).
Esta obra conta a trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, vencedor do Prêmio Nobel da Paz e principal líder do movimento contra o apartheid, política que legalizava o racismo na Africa do Sul, seu país.

A Vida Não Me Assusta, por Maya Angelou e ilustração de Jean-Michel Basquiat (Editora: DarkSide Books).
Com poemas de Maya Angelou e pinturas originais de Jean-Michel Basquiat, este é um pequeno livro de arte para crianças valentes. Publicado originalmente há 25 anos, e até então inédito no Brasil, A Vida Não Me Assusta é uma obra inspiradora que reúne os talentos desses dois artistas com histórias de vida de que nunca se deixaram intimidar!

Vale lembrar que a leitura pode também se tornar um momento de comunhão e carinho entre pais, educadores, cuidadores e responsáveis pelas crianças. Portanto, traga livros que promovam a diversidade e os valores da Cultura de Paz para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

Imagem: Suad Kamardeen via Unplash

Acompanhe nas redes
-Aliança pela Infância - 55 11 3578-5001 - alianca@aliancapelainfancia.org.br